Inicio do conteúdo site.
Webinar de empregabilidade para profissionais PDC

Webinar coloca em debate a empregabilidade das pessoas com deficiência

22 de julho de 2020
Convidados discutiram qual o impacto da pandemia e como as empresas têm desenvolvido seus programas de diversidade

Na última quinta-feira (16) o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE promoveu uma webinar com especialistas e empresas para debater a empregabilidade das pessoas com deficiência e quais os impactos da pandemia neste cenário. 

Mediado por Lilene Ruy, supervisora de Inclusão Social do CIEE, o evento contou com a presença de Cid Torquato, secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Dri Ferreira, líder de Diversidade & Inclusão IBM América Latina, Jackeline Busnello Vaz, gerente de Diversidade e Inclusão Bradesco e José Carlos do Carmo, auditor Fiscal do Trabalho e coordenador do projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho no Estado de São Paulo – SRTb/SP. 

Segundo José Carlos do Carmo, mais conhecido como Dr. Kal, a Lei de Cotas tem sido fundamental para o crescimento do número de oportunidades no mundo do trabalho para pessoas com deficiência: “Um levantamento, de 2018, da Relação Anual de Informações Sociais, a Rais, mostrou que 93% das contratações são realizadas por empresas que precisam cumprir cotas”, conta. 

As empresas também estão buscando aumentar a diversidade em seus quadros. De acordo com Dri Ferreira, ao menos 43% dos aprendizes da IBM terão algum tipo de deficiência. Jackeline Busnello, ainda explicou que, além dos comitês internos, o tema diversidade é levado para grupos de afinidades que contam com o trabalho voluntário de funcionários do Bradesco.

Pandemia 

A disseminação da Covid-19 acelerou a implementação do teletrabalho, entretanto, Kal lembra que a permanência do funcionário neste sistema de trabalho pode ser também um ato de discriminação. “Precisamos ficar atentos se as empresas, no período pós-pandemia, vão utilizar esse argumento para deixar de realizar as obrigatórias melhorias de acessibilidade no ambiente de trabalho”.

Já Torquato afirma que o acesso às ferramentas digitais pode ser encarado como uma oportunidade para as pessoas com deficiência “Acredito que pode se tratar de uma janela de oportunidades, pois no mundo digital todos são iguais”.  

Confira o webinar na íntegra no canal de Youtube do CIEE: A empregabilidade da pessoa com deficiência

O INCLUI é um serviço personalizado do CIEE que busca contribuir para o aumento da diversidade no ambiente corporativo, investindo e apoiando os parceiros na contratação e acompanhamento de pessoas com deficiência e demais pilares sociais da diversidade através dos Programas de Estágio, Aprendizagem e também vagas para profissionais.