Inicio do conteúdo site.
Imagem ilustrativa / Divulgação

Webinar CIEE: jornalista conta sobre experiências de startups brasileiras

28 de janeiro de 2021
Autor do livro ‘Da ideia ao bilhão’, Daniel Bergamasco contou um pouco da trajetória de empresas como Nubank e Quinto Andar

Como startups brasileiras atraíram investimentos e alcançaram sucesso além do imaginado? Consideradas ‘unicórnios’, empresas como Nubank, 99, iFood, Stone e Quinto Andar ultrapassaram R$ 1 bilhão de valor de mercado por meio de soluções práticas e inovadoras.

Autor do livro ‘Da ideia ao bilhão’, o jornalista Daniel Bergamasco participou de um webinar sobre o tema, com mediação do jornalista Alcides Ferreira.

Para Daniel, o advento das startups resume um novo momento da economia, protagonizado por empreendedores engajados em apresentar alternativas para a sociedade.

“As pessoas que estavam criando essas empresas iam estudar fora do Brasil, traziam esse conhecimento para empreender de um jeito diferente, a partir de um novo modelo de negócios. Não é só trazer dinheiro. É pensar diferente. É ter um RH que pense diferente”, resumiu.

No entanto, engana-se quem acha que a vida dos novos empreendedores é cercada de glamour. O início da jornada costuma ser áspero. “Em geral, startups que estão em fase de crescimento não costumam pagar salários altos. Há muito trabalho, mas também há oportunidade de crescer na carreira de maneira muito rápida. Ter disposição e humildade é fundamental para o sonho. Não é só sonhar”, disse.

No caso dos unicórnios, a ascensão dos negócios acaba sendo acompanhada pelo employer branding, marca empregadora, um conjunto de práticas que repercutem e que vão ajudar a atrair clientes e investidores. “Capacidade de aprendizado contínuo e de estudar são muito importantes”, analisou.

Em seu trabalho de pesquisa para a produção do livro, o autor também percebeu pontos que podem ser aperfeiçoados por quem quer empreender no futuro. “A falta de diversidade racial costuma ser um problema. A falta de diversidade etária também é uma dificuldade, uma vez que há líderes muito jovens e pouco experimentados”, concluiu Daniel.

Confira o webinar na íntegra