Inicio do conteúdo site.

Você conhece os diferentes tipos de entrevista de estágio?

18 de julho de 2018

Você montou o currículo campeão, se preparou para a entrevista , mas ainda resta uma dúvida. Como será essa conversa com o recrutador?
Dependendo da empresa, função e perfil do candidato, o selecionador pode adotar um tipo de entrevista mais adequado para o contexto, como a entrevista ativa, a entrevista passiva, a entrevista técnica, a entrevista por telefone, a observação de reação, painel, entre outras. Não sabe a diferença entre cada uma delas? Confira a explicação abaixo.

Entrevista Ativa

A maioria dos selecionadores prefere a entrevista ativa, em que sua
capacidade de responder a cada pergunta de maneira inteligente e rápida será muito importante. Não permaneça numa atitude passiva de só responder às perguntas, faça também as suas questões com clareza e objetividade.

Entrevista Passiva

Nas entrevistas passivas o entrevistador prefere falar pouco e ouvir mais e, por isso, formulará perguntas mais abrangentes do tipo “fale sobre você”.
Nesse caso, esteja preparado para falar de maneira livre e natural, tomando o cuidado de não ultrapassar limites de temas pessoais ou polêmicos.

Entrevista Por Competência

As entrevistas por competência são baseadas na premissa de que o comportamento passado do candidato pode dar dicas sobre seu comportamento futuro. Partindo desse pressuposto o selecionador procurará, através dessa técnica de entrevista, coletar exemplos de situações vividas pelo candidato, procurando saber o que ele fez, sentiu e pensou e quais foram suas atitudes em determinadas situações profissionais.

Entrevista Técnica

Nas entrevistas técnicas o selecionador procura avaliar o conhecimento técnico do candidato a partir de suas experiências profissionais anteriores.

Entrevista Por Telefone

As entrevistas geralmente são realizadas no ambiente da empresa, mas tem sido cada vez mais comum de serem realizadas por telefone ou mesmo pela Internet. Por telefone geralmente é possível fazer uma triagem rápida e com baixo custo para todos, dispensando candidatos que realmente sejam pouco qualificados para a função. Com frequência, no contato telefônico, os selecionadores apenas checam alguns dados do currículo para agendar um outro encontro posterior.

Entrevista Pela Internet

Pela Internet, além de diminuir tempo e custos, a entrevista serve como uma fase eliminatória mais precisa e rápida. Ela pode ser feita em uma sala privativa de chat (bate-papo), com horário acertado entre o candidato e o selecionador. Mesmo não estando frente a frente com o selecionador, é importante que o candidato aja com clareza e honestidade, como em qualquer outra etapa do processo seletivo.

Observação De Reação

Contrariamente às entrevistas passivas, em que o selecionador prefere escutar, nas entrevistas de observação de reação ele prefere falar a maior parte do tempo e observar o candidato atentamente. Nessas situações, mantenha-se atento e preparado para receber uma pergunta a qualquer momento.

Painel

Em alguns casos, o candidato pode ser entrevistado simultaneamente por diversas pessoas, em uma técnica chamada painel. Preste atenção a cada entrevistador individualmente e dirija suas respostas diretamente à pessoa que formulou a pergunta. Procure manter contato visual com todas as pessoas igualmente.

Entrevista Com Psicólogo(a)

Às vezes, pode ocorrer da entrevista ser realizada por um psicólogo com o objetivo específico de coletar informações a respeito do perfil psicológico do candidato, com a finalidade de selecionar aquela pessoa com as características de personalidade mais adequadas à função em questão.

E você, gostou dessa explicação? Compartilhe esse post nas redes sociais e não deixe de seguir o CIEE para mais dicas!


Tags: Entrevista