Inicio do conteúdo site.
Quando devo começar a procurar estágio

Quando devo começar a procurar estágio?

13 de maio de 2019
Especialistas concordam que fazer estágio o quanto antes é melhor; experiência nos primeiros semestres traz bons frutos nos últimos períodos da faculdade

A sensação é de alívio: você fez inúmeras provas, simulados, talvez até um cursinho preparatório, e finalmente o resultado chegou: a aprovação no curso escolhido.Parabéns! Mas como cada fase reserva diferentes desafios, é provável que depois de alguns meses, você comece a pensar em estágio. De repente, alguns colegas já estão participando de seleções ou mesmo assinando os primeiros contratos de estágio. E agora? Considerando  algumas dúvidas frequentes dos estudantes, selecionamos dicas para te ajudar. Confira abaixo!

Estágio desde o primeiro semestre, pode?

Pode-se dizer que a noção do estágio como sendo  uma etapa próxima ao final de um curso de graduação é antiga e tradicional. No entanto, nos últimos anos, os especialistas e contratantes entendem o estágio como parte da evolução e do desenvolvimento do estudante e não apenas um último ato em sua jornada acadêmica. “A prática do estágio é a melhor maneira de entender se você fez a escolha correta, se está no caminho certo de carreira”, assegura Lilene Ruy, supervisora de inclusão social e processo seletivo do CIEE.

Se você nunca teve nenhuma experiência no mundo do trabalho, vale a pena aceitar uma vaga inicial.”É importante se iniciar no ambiente corporativo, que é muito diferente do ambiente de aprendizado, mesmo que seja em uma função mais simples”, aconselha a especialista.

Vale lembrar que, de acordo com a Lei do Estágio, o estágio é definido como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, cujo objetivo é a preparação para o trabalho produtivo dos educandos.

Portanto, começar a procurar estágio desde o primeiro semestre é uma estratégia válida, principalmente se você considerar que as primeiras vivências em funções mais simples podem ser decisivas na hora do processo seletivo para aquela vaga incrível que você deseja.

É obrigatório, e agora?

Como o próprio nome indica, esta modalidade de estágio não é uma escolha do estudante, mas uma exigência da instituição de ensino para a conclusão de um curso. Portanto, o estágio obrigatório no geral tem como orientador um professor, responsável pela supervisão e pelo cumprimento das metas.

Além disso, o estágio obrigatório tem um número mínimo de horas que devem ser atingidas. A bolsa auxílio, neste caso, não é mandatória, isto é, nem sempre um estágio obrigatório vai estar atrelado a uma remuneração. Mas não se preocupe; o estágio obrigatório não costuma ocupar toda a grade de graduação, então ainda é possível se candidatar para as vagas da modalidade opcional. Novamente, você pode utilizar a experiência do estágio obrigatório para sair na frente em sua próxima oportunidade.

Como buscar as melhores vagas

Agora que você já sabe que o quanto antes, melhor para se candidatar às vagas de estágio, deve estar se perguntando qual é a melhor maneira de fazê-lo. A internet é uma ótima opção, e você pode se cadastrar em bancos de oportunidades como o do CIEE, que se encarrega de encaminhar os estudantes para os processos seletivos de acordo com o perfil de cada um. Além disso, é essencial manter um currículo atraente e atualizado, investir em melhorar suas habilidades, tanto as técnicas, como o domínio do Pacote Office, quanto nas suas habilidades interpessoais.

Faça seu cadastro no CIEE e encontre as melhores vagas de estágio!


Mais posts com "Como buscar as melhores vagas"