Desde o início da pandemia, causada pela Covid-19, as casas sofreram mudanças. Seja o espaço para o home office, o cantinho reservado para deixar os sapatos, ou uma nova cor de parede para deixar o ambiente mais alegre.
Ainda existem muitas mudanças vindo por aí, por isso, o CIEE convidou Henrique Mélega, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Maurício Arruda, arquiteto e sócio/diretor criativo da Todos Arquitetura, e Silvana Carminati, presidente da Associação Brasileira de Designers de Interiores para o webinar “O futuro da arquitetura e design de interiores no Brasil”. O bate-papo contou com a mediação do jornalista Adalberto Piotto.
Arquitetura positiva
Durante sua fala, Henrique destaca a responsabilidade dos projetos desenvolvidos pelos arquitetos e o impacto no bairro e rua. “O que o edifício trás para a rua? Ele segrega, ou ele inclui, recebendo quem está passando na rua?”, questiona.
O arquiteto ainda afirma que, devido ao déficit habitacional brasileiro, essa é uma das demandas que está represada e deve crescer nos próximos anos. “É um campo de atuação enorme, envolve muito conhecimento técnico, em um ambiente que a pessoa tem uma necessidade extrema, porque ela não tem uma habitação adequada”, afirma.
Design de interiores
De acordo com Silvana, o segmento de interiores vem crescendo nos últimos anos, e já vê muitos estudantes de arquitetura buscando conhecimento na área. Ela ainda defende que a área não está voltada apenas para as classes A e B, mas as classes C e D também têm acesso ao design de interiores. “Vemos os resultados que as casas que contam com conforto térmico bem resolvido, baixo índice de umidade tem na vida de uma família”, conta.
Maurício, que comandou por cinco anos o programa Decora, da GNT, e hoje compartilha dicas e projetos nas redes sociais, destaca a importância de tornar conhecido o artesanato brasileiro, e projetar pensando nas necessidades dos moradores da casa. “Amadureci a maneira de projetar e hoje deixo o morador em destaque”, conta.
Você confere o webinar na íntegra no link abaixo: