Inicio do conteúdo site.
Logomarca CIEE

O Futuro do Mundo do Trabalho

Profissões do futuro que irão movimentar o mundo do trabalho

Aqui nesta página você vai descobrir o que milhares de pessoas têm buscado para transformar suas vidas profissionais!
Expectativa, sonho do primeiro emprego, dúvida sobre o estágio, ou se a carreira escolhida foi a melhor opção… É carreira ou emprego? Não dá pra saber ainda, não é mesmo?

O CIEE criou o Portal do Futuro do mundo do trabalho, exclusivamente para você ampliar seus conhecimentos e se preparar para alcançar seus objetivos.

Aqui você encontra as melhores divulgações sobre carreira, empreendedorismo, inovação tecnológica, profissões do futuro e tendências. Publicadas e atualizadas, com todo o cuidado para que tenha acesso ao melhor conteúdo, capaz de tirar suas dúvidas e te preparar da melhor forma.
Não perca mais tempo e navegue com quem tem mais de meio século de experiência no assunto, preparando jovens para o melhor futuro, e ajudando a realizar sonhos!

Palavra do Especialista

Transformação e adaptação da carreiras
Necessidade de reinventar carreiras, trabalhos em mutação e mais conexão. Repensar as competências de todos nós como profissional. Um grande quebra cabeça está se formando quando se fala em futuro profissional.

Transformações no Mundo do Trabalho
O mundo do trabalho está em constante atualização e para acompanhar as mudanças contínuas, o indivíduo terá que entender, se preparar e incorporar as transformações em seu dia a dia.

Estágio e as Novas Tecnologias
Veja como o impacto tecnológico mudou radicalmente a forma de buscar o estágio e que a realidade terá que se adaptar às novas tecnologias.

Diversidade e ampliação do potencial
Aliando a tecnologia, o potencial de cada um e a diversidade teremos um desempenho muito maior e melhor e que cada parcela da população contribui para o todo, tornando muito mais rico.

Ciência Contábil e o Mundo Digital
Assista sobre a importância da contabilidade e sua forma de atuação no mercado de trabalho, segundo a transformação digital.

Direito e o universo digital
O assunto é sobre um software que usa a inteligência artificial (IA) para auxiliar advogados na pesquisa dos casos, mas esclarece que existe a necessidade do acompanhamento de um advogado para analisar e criar estratégias.

Novos caminhos profissionais
A importância das competências comportamentais e inteligência emocional. As novas carreiras se norteiam em desempenho e os resultados alcançados.

Carreiras e Profissões do futuro

O futuro é agora! Sim, as mudanças estão cada vez mais ágeis e com as profissões não seria diferente. Muitas das chamadas profissões do futuro nem existem ainda, e profissões tradicionais estão se reinventando. E apesar da tecnologia em alta, as competências também fazem a diferença na contratação, as chamadas soft skills, como criatividade e facilidade para se relacionar.

Bioinformacionista

Creators

Soft Skills 5.0

O que são as Soft Skills?

Soft skills são as competências que competem a personalidade e comportamento do indivíduo. Envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais. Resumindo, podemos dizer que são habilidades individuais e particulares, pois nascem de acordo com as vivências, cultura, criação e educação de cada pessoa, entre outros fatores.

As soft skills também estão associadas à sua forma de interagir com as pessoas e afetam os relacionamentos no ambiente corporativo e, por consequência, a produtividade da equipe. Além de serem difíceis de avaliar e não são adquiridas com capacitação técnica.

https://www.edools.com/soft-skills/

Ilustração Soft Skills

→ Criatividade
É a capacidade de criar, inventar ou produzir algo novo. Ao perceber que usando da criatividade e da imaginação, podemos dar vida a uma ideia original ou encontrar soluções inovadoras para problemas recorrentes.

→ Esforço
É empregar mais força, empenho e atenção a uma determinada atividade com o objetivo de alcançar resultados melhores. O conceito é importante para perceber que a dedicação traz frutos para um profissional mais completo e bem-sucedido.

→ Responsabilidade
Assumir as consequências pelo próprio comportamento, ser capaz de responder pelos seus próprios atos de maneira sensata.

→ Sociabilidade
É a tendência das pessoas optarem por viver em comunidade e de estimular o bom relacionamento com os outros seres humanos.

→ Tolerância
É respeitar as ideias, crenças ou ações diferentes das suas. Manter uma atitude de aceitação em relação às pessoas que têm valores muitas vezes opostos aos seus próprios valores.

Referência: https://novaescola.org.br/conteudo/12178/competencias-socioemocionais-de-a-a-z


Descubra Quais São as Suas SOFT SKILLS


Planejamento de Carreira: Como ganhar visibilidade no mercado de trabalho

Tendências para Futurizar-se

1 – Mais concorrência profissional
As empresas irão selecionar o candidato mais atrativo para a vaga em questão, sem se importarem com gênero, idade ou com o lugar onde este profissional vive – mesmo que seja a quilômetros do escritório.

2 – Adeus trabalho de uma vida inteira
Os profissionais serão, cada vez mais, internacionais e buscados para trabalharem em projetos específicos. Portanto, a troca de emprego será algo mais do que normal, será preciso.

3 – Maior estudos
Para serem bem remuneradas, as pessoas terão que estudar mais e mais. Graduações e MBAs não serão diferenciais. Cursos pontuais e reciclagens ditarão o futuro educacional.

4 – Escritório onde você quiser
No parque, no café, em casa, em um coworking… Trabalhar de qualquer lugar fora do escritório será mais do que permitido, será uma ação encorajada. Networking, novos negócios e bem-estar para o profissional são somente alguns dos benefícios com a prática.

Emprego do futuro
Emprego do futuro

5 – Mudanças de horários
Mais flexibilidade e maior preocupação com o bem-estar do funcionário entrarão para os temas de fiscalização de órgãos governamentais.

6 – Desenvolvimento tecnológico
A demanda e procura por profissionais qualificados para lidar com novas tecnologias passará a aumentar de maneira considerável. Mecanismos (e colaboradores) que permitam maior produtividade e mudanças nas relações de trabalho serão muito valorizados!

7 – Globalização econômica
Faz tempo que ouvimos sobre a globalização e a geografia não é mais um limite e, devido aos avanços tecnológicos e logísticos, o comércio exterior estará ainda mais interligado. Novas rotas comerciais, maneiras de entrega, gestão de pedidos, e-commerce…

8 – Novas profissões
Irão surgir novas tarefas para profissões que ainda estão por vir. Curioso, não? Fruto da evolução científica e tecnológica, cerca de 70% das crianças de hoje em dia trabalharão em profissões que ainda não existem concretamente.

Referência: Michael Page

Veja mais artigos:


Como se sair bem em uma entrevista
de emprego online? Veja 5 dicas


Melhores APPs para Decolar na Sua CARREIRA

Duas mulheres em palco, uma sentada em cadeira enquanto a outra faz apresentação de slides em telão

Você sabe a importância da saúde mental?

Start: tirando a ideia do papel

Transformação, Oportunidades, Mudanças, Inovação e Startup.

“Você sabe o que é um projeto?”

Elaborar um projeto significa planejar cursos específicos e dinâmica de ação, tendo em mente articular todos os elementos envolvidos (objetivos, objeto, métodos, cliente, condições físicas, materiais e financeiras, etc) e ações necessárias para sua execução, com base em uma visão concreta da realidade e comprometimento com a sua transformação.

Etapas para a elaboração de um projeto

Identificação do Projeto
– Informações básicas, abrangência e aspectos gerenciais
– Responsáveis
– Cliente a que se destina
– Tempo de execução
– Orçamento

Descrição da Situação-Problema
– Realidade específica
– Análise dos aspectos importantes
– Clareza e objetividade
-Problematização
– Análise dos elementos contextuais, comparativos, analíticos-críticos e teóricos

Proposição de Objetivos
– Descrição de objetivos para alcançar resultado em um tempo limitado
– Foco unitário
– Objetivos específicos direcionados para a efetivação dos objetivos gerais

Definição de Regras
– Declaração quantitativa dos resultados do projeto
– Proposta mensurável
– Determinar foco específico

Delineamento de Métodos, Estratégias e Procedimentos
– Propõe a lógica da ação a ser realizada
– Garante a flexibilidade e fluidez diante de imprevisto

Especificação de Cronograma
– Organizar as ações necessárias para realizar os objetivos
– Permite ajustar o tempo a proposição de resultados, tanto intermediários como finais

Identificação de Recursos e Custos
– Evita reduzir resultados
– Retorno positivo na relação custo-benefício

Proposição de Monitoramento e Avaliação
– Atividade contínua, sistemática e regular
– Monitoramento da execução
– Avaliação de resultados
– Recursos previstos

Fonte: Trecho do curso “Projeto: por onde eu começo?” disponibilizado no site https://www.sabervirtual.ciee.org.br/

STARTUP: que mundo é esse?

O mundo mudou!

A transformação digital, tecnologias e inovações estão por toda a parte influenciando o jeito de pensar e agir na sociedade, e no mercado de trabalho não é diferente.
Agora ter apenas uma ideia não é o bastante, é preciso tirá-la do papel.
Assim surgiram as STARTUPs, que são empreendimentos marcados pela inovação de serviço produzido, geralmente tecnológicos, com custos menores e processos mais ágeis.
Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) há mais de 6 mil novos empreendimentos neste segmento e mais de 62 mil empreendedores apenas no Brasil.
No estudo “Radiografia do Ecossistema Brasileiro de Startups” realizado pela a ABStartups em conjunto com a Accenture em 2017, aponta para o crescimento deste modelo de negócio no Brasil.

Infográfico do perfil da startup brasileira

As STARTUPs são caracterizadas em 6 tipos:

• Small Business Startup: pequena empresa, iniciante, movimenta a economia local sem intenção de expansão. Exemplo empresas familiares
Scalable Startup ou Empresa escalável: característica capital de risco, despertar interesses em grande investidores e potencial de crescimento. Fase inicial do Facebook, Google e Skype.

• Large Company Startup: grandes empresas e já a um tempo, seu destaque está em função da inovação. Lançam produtos revolucionários que acompanham as tendências de mercado e são autossuficientes. Exemplo APPLE.

• Lifestyle Startup: norteada pelo estilo de vida do idealizador. talentos e sonhos são mais importantes que o sucesso financeiro. Um bom exemplo é o aplicativo “iSurfer” de Mathew Jones.

• Buyable Startup: execução de uma ideia de sucesso, que busca investimento para se estruturar e crescer.
Social Startup: com ou sem fins lucrativos o objetivo é contribuir positivamente em benefício da sociedade.

Curso On-line: O Futuro do Mundo do Trabalho

Quer estar por dentro e se preparar para o que está por vir em tendências para o “Futuro do Mundo do Trabalho?

O CIEE pensando nessa preparação também para o futuro apresenta um curso, exatamente com esse nome: “ O Futuro do Mundo do Trabalho”. Curso com certificação, tutoria , conhecimentos e depoimentos de especialistas.

Sabemos que o mundo do trabalho sempre vem se atualizando constantemente, imagine no mundo atual como tudo tem se modificado? O Futuro, que já é hoje, já temos novidades que não podem esperar !

Aproveite este curso para se preparar , se desenvolver, planejando e administrando ao longo do tempo a sua própria carreira com novas tendências, potencializando suas softs skills, dando o start que você precisa para começar a sua nova jornada.

Ficou interessado? Acesse a lista de interesse e futurize-se com o CIEE! Receba em primeira mão o e-mail de liberação do curso na nossa Plataforma CIEE Saber Virtual! Já sinto cheirinho de lançamento no ar!!!