O Programa Jovem Aprendiz CIEE acontece através da relação entre conhecimento e situações da realidade prática. São estratégias arquitetadas para trabalhar com os aspectos cognitivos em sistemas de progressão, facilitando a internalização da informação, conhecimento, e consequentemente, a prática do aprendizado no ambiente corporativo.

Não perca tempo, assista essas dicas dos nossos aprendizes e vem com a gente. Se cadastre no portal do CIEE e boa sorte!

DEPOIMENTOS

Jovem Aprendiz CIEE
João Pedro Prizantelli
Jovem Aprendiz CIEE
Adrieli Vitória Araújo do Nascimento

Dúvidas frequentes

Aqui temos uma lista de questões já respondidas para te ajudar.

O Jovem Aprendiz CIEE é um Programa de formação profissional básica pautado na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem e suas portarias, visando o desenvolvimento efetivo de adolescentes e jovens com base em uma proposta disruptiva, possibilitando total imersão e correlação com os conteúdos do mundo trabalho, prática profissional e sociedade.

Os pilares do programa envolve o trabalho, o sociointeracionismo, metodologia participativa e o modelo andragógico, respeitando sempre o momento da vida dos adolescentes e jovens. A gestão do Programa é compartilhada com a empresa, sendo de responsabilidade do CIEE a formação teórica e a certificação do jovem.

Durante todo o programa de aprendizagem Jovem Aprendiz CIEE, os aprendizes são estimulados a obter conhecimentos, desenvolver habilidades e alterar ou acrescentar atitudes que o torne protagonista em sua vida, competências socioemocionais e técnicas são trabalhadas de forma contínua e construtiva.

O Programa Jovem Aprendiz CIEE baseia-se na Lei 10.097/2000 (Lei da Aprendizagem) e em sua regulamentação, o Decreto nº 5598/2005, e nas demais portarias que continuam sendo publicadas para orientar a implementação dos programas de aprendizagem. Consulte a legislação completa no site do Ministério da Economia.

Promover a inserção do jovem no Mundo do trabalho, propiciando o desenvolvimento de competências e habilidades que levem os aprendizes a buscar novas soluções para responder a diferentes desafios em sua vida pessoal e profissional, exercendo criticamente a cidadania e atuando com proficiência nas empresas, impactando positivamente em sua trajetória profissional e pessoal.

Os cursos disponíveis são:

  • Auxiliar de Alimentação: preparo e serviços;
  • Auxiliar de Produção Industrial;
  • Comércio e Varejo;
  • Logística;
  • Ocupações Administrativas;
  • Práticas Bancárias - Adolescente e Jovem;
  • Indústria da Carne;
  • Arco em práticas agrícolas;
  • Mecanização agrícola;
  • Telesserviços;
  • Operador de Suporte de Hardware, Software e redes

É muito fácil, basta acessar o site do CIEE: www.ciee.org.br fazer seu cadastro gratuitamente pela internet, mantendo o máximo de informações a seu respeito. É importante manter todos os seus dados atualizados, principalmente e-mail, telefone e endereço, pois eles são muito importantes para que as vagas lhe sejam direcionadas de forma adequada.

Os jovens precisam estar na faixa etária de 14 a 24 anos incompletos (exceto no caso de pessoas com deficiência, quando não há limite de idade) e estar cursando ou ter terminado o Ensino Básico/Médio.

Sim, é inteiramente gratuito para o jovem (tanto a inscrição quanto o curso de formação que ele recebe enquanto seu contrato de aprendizagem está ativo), bem como a certificação do programa de aprendizagem.

O contrato do jovem pode durar de 11 a 23 meses, dependendo do curso e da carga horária solicitada pela empresa (4 ou 6 horas por dia).

Basta que a empresa entre em contato com o CIEE através do telefone 3003-2433 ou acesse o site www.ciee.org.br, teremos um consultor à disposição para apresentar tudo e esclarecer todas as dúvidas.

Sim, o Programa Jovem Aprendiz CIEE, dispõe de todos os recursos necessários para que todos sejam atendidos.

A divulgação do Programa ocorre principalmente na mídia, em escolas, sites, redes sociais, jornais, feiras e eventos.

A partir do cadastro realizado no site do CIEE www.ciee.org.br, os adolescentes e jovens recebem informações sobre as oportunidades abertas que estão de acordo com seu perfil, conseguem consultar o site para saber sobre vagas a qualquer momento. Basta se inscrever e acompanhar o site para saber das novidades.

© Todos os direitos reservados - Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE 2021.

Uma marca Logomarca CIEE