Inglês se consolida como ferramenta essencial para quem quer estagiar

17 de dezembro de 2018
Segundo dados do CIEE, idioma é pré-requisito em 90% das vagas abertas

Para jovens e adultos que estão ingressando no mundo do trabalho, mais do que um diferencial no currículo, o falar inglês se tornou fundamental. Neste fim de ano, aproximadamente 90% das vagas de estágio abertas em todo o País pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE tem o idioma como pré-requisito. Entre os cursos mais solicitados estão Gestão da Administração, Informática, Comunicação, Pedagogia e Administração.

“Em busca de melhores oportunidades de negócios, a maior parte das empresas visa expandir suas relações a nível global, o que antes era limitado às organizações de grande porte. Nesse processo, quem já tem algum conhecimento larga na frente, principalmente quando o assunto são vagas que podem surgir já no início de janeiro”, resumiu a supervisora de Inclusão Social do CIEE, Lilene Ruy.

Em alguns casos, a empresa também pede conhecimentos em espanhol, muitas vezes de olho nas relações comerciais com vizinhos como Argentina e Uruguai. Para conseguir se destacar, recrutadores alertam que não chega a ser necessário colocar no currículo detalhes como o tempo que passou estudando o idioma e a escola, já que muitas organizações acabam preferindo realizar testes com o candidato durante o processo seletivo. Isso pode incluir entrevista, prova escrita ou ambas.

“O nível de conhecimento costuma ser avaliado em atividades práticas. Para quem busca qualificação, é interessante procurar cursos ou escolas de acordo com o perfil mais adequado. Feita essa ressalva, os jovens também precisam compreender que o aprendizado trata-se de um processo gradativo”, finalizou Lilene.