Inicio do conteúdo site.
Secundaristas se cadastram no banco de oportunidades do CIEE

Férias de julho: ótima época para conseguir uma vaga de estágio

17 de julho de 2019
O período marca o fim de contratos, o que geram novas vagas; levantamento interno prevê 13 mil oportunidades em todo o país

Sinônimo de descanso para alguns, o período de férias no mês de julho significa a oportunidade de conquistar a vaga de estágio ou de aprendizagem para outros. De acordo com levantamento do CIEE durante o mês de julho serão disponibilizadas 10.129 vagas de estágio e 2.672 de aprendiz nos estados administrados pela instituição.

Vagas por região

O estado de São Paulo acumula 6.532 vagas de estágio e 1.897 de aprendizagem. Já o Centro-Oeste e Distrito Federal contam com 1.631 oportunidades para estudantes do ensino superior e 257 para aprendizes. O Nordeste acumula 1.498 vagas de estágio e 404 de aprendizes. Já a região Norte conta com 468 oportunidades para estagiários e 114 para aprendizes.

A sazonalidade ocorre, pois tanto o contrato de estágio, quanto o de aprendizes, tem tempo pré-determinado. Os picos ocorrem nos meses de julho, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Isto é; nestes meses, as vagas dos jovens que estão concluindo esta etapa ficam disponíveis no banco de oportunidades.

Estágio ou Aprendizagem?

Caso tenha dúvidas de qual programa é mais adequado para você, é importante entender como cada um funciona e qual vaga será mais adequada para seu momento de vida. O aprendiz é contratado em regime CLT especial, com tempo pré-determinado. As vagas são destinadas para jovens entre 14 e 24 anos incompletos que estão cursando ensino fundamental, ensino médio ou já concluíram. A cota é a única medida pública que combate a evasão escolar e o trabalho infantil ao exigir apenas estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino e possibilitando a entrada regulamentada de menores de idade ao mundo do trabalho. Além disso, é a única política pública, regulamentada pela Lei da Aprendizagem ( Lei Nº 10097/2000).

O estágio é um contrato educacional supervisionado, e por isso é obrigatória a participação de uma instituição de ensino, conforme indicado pela Lei do Estágio ( Lei Nº11.788/2008). No programa de estágio,  alunos do ensino médio, técnico e superior podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Desde a mudança na Lei de Estágio, que regulamenta a modalidade, o contrato ganhou tempo máximo de dois anos.

Para ter a oportunidade de concorrer as vagas abertas, não esqueça de fazer e atualizar seu cadastro no CIEE!