Inicio do conteúdo site.
Seis blocos de madeira, formam uma pirâmide, cada um deles tem uma imagem que remete ao Direito

Entenda os diferentes ramos de atuação no Direito

27 de maio de 2021
Webinar contou a experiência de profissionais que atuam nas áreas Trabalhistas, Penal e Tributária

O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE promoveu o webinar “Os Diversos Ramos do Direito”. O evento online contou com a participação de Dione Almeida, doutoranda, mestra e especialista em Direito do Trabalho,  Ivan de Franco, sócio do Mudrovitsch Advogados e doutorando em Processo Penal, e Lucas Corsino, advogado Tributário e Gestão Patrimonial.

A mediação do evento ficou a cargo de Raquel Araújo Trivelin, gerente Jurídico e Compliance do CIEE. Ao abrir o evento, Ricardo Melantonio, superintendente Institucional do CIEE, ressaltou a constante evolução da profissão 

Direito do Trabalho

A área Trabalhista tem provado a sua importância e ganhou ainda mais espaço durante a pandemia, segundo Dione. “Em um primeiro momento as empresas precisavam saber como funcionaria o horário de trabalho, o teletrabalho, como alocaria os empregados, empregados do grupo de risco”, conta. Ainda destaca as polêmicas envolvendo a Covid-19 e relações trabalhistas, como a demissão de funcionários que se recusarem a tomar a vacina. 

Direito Penal

Para Franco, o profissional da área Penal precisa lidar com diferentes perfis dentro do processo, pois estará presente tanto na delegacia quanto nos tribunais para defender o seu cliente. Ele ainda destaca as mudanças anuais da legislação e avanços tecnológicos. “Ter acesso a tecnologia é fundamental, pois as autoridades públicas a utilizam para gerar provas e ter acesso a dados, que antes não era possível”, explica. 

Direito Tributário

Já a área Tributária, engloba desde imposto de renda, sucessão, transferência de empresas e até compra/venda de companhias, para casos consultivos. Corsino conta que teve certeza que seguiria na área após auxiliar o seu pai em um processo de autuação que lhe custaria uma multa com taxas retroativas de cinco anos. “Sempre existe a possibilidade de pagar, com desconto, e se eximir do direito de contestar futuramente. Ainda bem que convenci meu pai a não arcar financeiramente com uma decisão que era injusta”, explica. 

Para assistir o evento na íntegra, acesse o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=HvDpSeeZ6M0