CIEE LAB e FAAP promovem talks sobre empreendedorismo no Business Hub

13 de maio de 2019
Em sua primeira rodada, o evento recebeu mulheres sucessoras de negócios familiares

Na última quarta-feira (08/05), a supervisora de Inteligência e Planejamento de Mercado do CIEE, Cristiana Mango, foi a mediadora da primeira rodada do FAAP Talks W.W, iniciativa que deve reunir mensalmente empreendedoras, empresárias e executivas para discutir empreendedorismo, economia criativa, capacitação e aprendizado.

Em sua primeira rodada, em parceria com o Fórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo – FJE ACSP, o espaço recebeu Gabriela Silvarolli, quarta geração da Corello, eleita pela Revista Forbes uma das 30 jovens mais promissoras do País. Completou o círculo Stephanie Stein, pós-graduada em Fashion Marketing and Comunication e Gestão e Planejamento na FGV. Hoje, dedica-se ao marketing de sua empresa Stephanie Stein e à Universidade S.Stein.

Stephanie começou contando um pouco da sua história familiar, como filha única de dois empresários de sucesso. “Eu cresci ouvindo termos como balanço, vendas, resultados na mesa do jantar”, conta. Gabriela, por sua vez, compartilhou lembranças da infância, quando ia para as lojas de sapatos e bolsas da família e brincava de ser vendedora. “Sempre foi uma paixão, desde pequena soube que gostaria de trabalhar na Corello”, assegura.

Para Sthepanie, o caminho não foi tão direto, e a designer de jóias passou por diferentes experiências, criando inclusive outras marcas, antes de se aproximar da S.Stein. Este mês, por exemplo, a empreendedora de 29 anos inaugurou a operação da S.Stein Baby, primeira joalheria especializada em bebês do País. “É um projeto muito especial, que teve muita pesquisa e que já apresenta uma grande aceitação por parte das clientes”, comemora.

Gabriela, que se forma na FAAP em Publicidade e Propaganda no final do ano, tem 22 anos e uma trajetória que inclui passagens por agências de marketing e Relações Públicas. “Como herdeira e sucessora, você tem que ter experiência em outra empresa e saber como tudo acontece em um lugar onde você tem certeza que não vai receber um tratamento diferente”, justifica. Nativa digital, Gabriela não esconde seu fascínio pelas possibilidades de negócios online. “Hoje as vendas do e-commerce representam um grande aumento de receita para a Corello. Principalmente nos últimos dois anos, vimos as vendas no Instagram dispararem e isso é muito bacana”.

Sucessão geracional

Em tom descontraído, as duas avaliaram diferentes pontos de vista sobre a transição geracional nos negócios e as dificuldades que empresas enfrentam. “Existe um dado que apenas 5% das empresas onde os herdeiros sucedem os fundadores alcançam êxito, então trata-se de um grande desafio para as marcas”, contextualiza Cristiana Mango.

“Além da questão profissional, há a cobrança que temos dos pais para sermos boas filhas, administradoras, empresárias. É praticamente impossível separar os papéis nesta situação”, reflete Stein. “A família é o bem maior e nesses casos deve ser preservada a todo custo.É uma boa ideia ter uma pessoa que possa mediar esse processo, além de ter regras bem estabelecidas sobre os pré-requisitos necessários para que os sucessores assumam”, sintetizou Gabriela.

CIEE LAB

Comprometido com a inovação, o CIEE LAB é o segmento da instituição voltado ao fomento do Empreendedorismo e da Economia Criativa. Além de ocupar o Business Hub na FAAP em São Paulo, desenvolve parcerias com empresas interessadas em receber novos talentos.

O CIEE LAB atende jovens engajados na nova economia, empreendedorismo e startups. Consolida-se como laboratório de ideias e conceitos, resultando em um ambiente propício a orientar e desenvolver os jovens talentos que buscam protagonismo em um mercado em constante mutação.

As próximas ações do CIEE LAB acontecem na EXPO CIEE, que será realizada nos dias 23, 24 e 25 de maio no pavilhão da Bienal, dentro do Parque Ibirapuera, na capital paulista. Corra e faça sua inscrição!