Inicio do conteúdo site.
Mulher sentada em uma mesa sorri para a tela do notebook enquanto bebe chá

Empreendedorismo é opção de carreira para Geração Z

21 de agosto de 2019
Jovens estão dispostos a abrir mão de carreira tradicional para dar início ao próprio negócio

Nativos digitais, ao menos 16% dos estudantes esperam no futuro empreender, de acordo com levantamento encomendado ao Instituto Toledo, pelo Centro de Integração Empresa Escola-CIEE. Esses estudantes também esperam encontrar mais matérias práticas em sala de aula (69%) e professores que atuem também no mercado de trabalho (27%).

A vontade de montar o próprio negócio não fica apenas no papel e alguns estudantes, ainda na universidade, já estão empreendendo, o que leva a outro ponto apontado na pesquisa: 18% dos deles desejam que as universidades estimulem/criem empresas Junior.

De acordo com Luiz Gustavo Coppola, superintendente Nacional de Atendimento do CIEE, os estudantes buscam desafios. “A Geração Z quer aliar os seus propósitos de vida, aquilo que faz brilhar os olhos, com a sua carreira. Sempre atrelado a um desafio, pois é isso que impulsiona essa geração”, afirma.

Contratação

Até mesmo a permanência na empresa após uma oferta de efetivação passa por alguns critérios dos estudantes que estão entrando no mundo do trabalho. A pesquisa revelou que 44% deles analisariam se a empresa tem plano de carreira, oportunidade de crescimento e se existe uma identificação com o negócio da companhia.