Inicio do conteúdo site.

É hora de mudar de estágio? Quatro motivos para considerar

26 de julho de 2018

Conseguir aquela vaga foi um grande processo, no qual você cresceu e aprendeu, passou por entrevistas e dinâmicas. No entanto, depois de algumas semanas ou meses na função, você começa a pensar em sair. Seus motivos são legítimos, ou refletem uma ansiedade que precisa ser mais bem administrada? Entenda quais fatores devem ser levados em consideração na hora de tomar essa atitude.

1- Aprendizado

Para muitos, o estágio é o primeiro contato com o mundo do trabalho. Dito isso, é preciso ter muito claro o propósito e a definição do que é estágio (link para texto). O foco do estagiário deve ser o aprendizado diário e o desenvolvimento de competências que deseja exercer em sua vida profissional. Pensando assim, é necessário avaliar se o seu aprendizado está sendo satisfatório e progressivo, pois se não for o caso, talvez esse seja um bom motivo para mudar.

2- Afinidade com a cultura da empresa

Nem sempre o que parece, de fato, é. E no mundo do trabalho essa questão é relativamente comum; mesmo se informando com o recrutador sobre o perfil da vaga e o que é esperado de você naquela função, existe sempre a possibilidade de que a realidade seja distinta do esperado. Isso porque as organizações operam dentro das regras explicitadas, mas também dentro de comportamentos e hábitos que não são ditos, mas são seguidos. Essa série de atitudes é conhecida por cultura da empresa, e talvez você não se adeque a ela.

3- Novos interesses na carreira

Durante a graduação, é comum que os interesses do estudante mudem a cada novo ciclo de ensino. Novas disciplinas podem fazer brilhar os olhos e surtir o desejo de aplicar os novos conhecimentos em um novo ambiente profissional. Um exemplo: dentro do curso de Direito, um aluno pode estar estagiando em um escritório especializado em direito trabalhista, mas, ao aprender sobre direito tributário, sente vontade de estagiar na área, então a mudança é justificável e necessária.

4- Surgimento de outras oportunidades

Você abriu o site do CIEE e aquela vaga maravilhosa apareceu mas você já está estagiando, e agora? Bom, se for mesmo uma oportunidade que, no seu entendimento, pode ser melhor e render mais contatos em uma área que te agrada ou mesmo oferecer mais aprendizados e que possivelmente vai fazer uma diferença na sua jornada, não perca tempo!

Atualize seu cadastro e corra atrás dessa mudança que tem tudo para ser positiva.