Entre todas as etapas da vida profissional, o estágio é uma das mais marcantes. É neste período da carreira que o estudante passa a compreender melhor aspectos práticos da profissão escolhida e tem a oportunidade de levar para o ambiente escolar ou universitário um pouco da experiência compartilhada por profissionais que já estão percorrendo a própria trajetória e vice e versa.
O Dia do Estagiário foi estabelecido em 1982, por meio da publicação de um decreto. Nesta data tão importante, provocamos os estagiários a refletirem: que profissional você quer se tornar?
Todos sabemos sobre a importância de um bom currículo e de sermos coerentes com nossas escolhas (se estamos cursando Direito, é de bom tom não buscar estágio em uma empresa para exercer a função de engenheiro, por exemplo). Também entendemos a importância de desenvolver habilidades técnicas importantes para a carreira, como um segundo ou terceiro idioma ou cursos de especialização com foco em algo específico, que seja importante do ponto de vista da carreira escolhida. Ainda assim, existem outras competências cada vez mais admiradas pelas empresas, como a capacidade de trabalhar em grupo e também desenvolver soluções sob pressão.
Mas afinal, qual será o perfil desejado para os profissionais do futuro? Para a supervisora do CIEE One, Patrícia Testai, há diferentes respostas para essa pergunta.
“Temos percebido que o mundo vem mudando a cada dia. E consequentemente as habilidades importantes para o mundo do trabalho também acompanham essas mudanças. Uma das principais competências é a resiliência, ou seja, a capacidade de se adaptar rapidamente a diferentes cenários”, analisa. “Percebemos que essa geração está disposta a ser desafiada a todo momento e essa caraterística é algo bastante admirado pelas empresas”, completa Patrícia, argumentando também que sempre haverá espaço para soluções criativas, independentemente da área escolhida.
Então, que tal aproveitar o Dia do Estagiário para se cadastrar e buscar a tão sonhada vaga?