Como montar seu primeiro currículo?

17 de julho de 2018
Aprenda a montar um currículo atraente mesmo com pouca experiência

Depois de superar provas escolares e processos seletivos para entrar numa instituição de ensino, eis que o próximo desafio se aproxima: o primeiro estágio!

Trata-se de um período da vida profissional rico em aprendizado, que possibilita o contato com profissionais da sua área e aplicação prática de conceitos estudados.
Se você quer se candidatar a uma  vaga de estágio, mas ainda não montou o seu currículo, fique ligado nas dicas a seguir e não perca tempo.

Para conseguir uma vaga de estágio, um grande instrumento é o currículo. No documento o candidato fornece tanto os dados básicos como endereço, número de telefone e e-mail, estado civil, como informações específicas. Para passar uma boa impressão, é importante que o seu currículo seja apresentado em um formato simples e objetivo. Existem diversos modelos disponíveis online, não deixe de procurar.

Mas o que preencher em experiência profissional se você ainda estiver buscando o primeiro estágio? Calma! Existem outras aptidões que podem constar no currículo:

Formação escolar
Se sua experiência escolar ainda estiver muito próxima, como é o caso de estagiários que estão cursando o Ensino Técnico por exemplo, é importante informar em qual instituição.

Proficiência em língua estrangeira
Vale curso de inglês, espanhol ou qualquer outra língua que você saiba. Existem cursos online e presenciais e também certificados específicos que podem ser usados para medir suas habilidades

Experiência em voluntariado
Você ajuda sua comunidade, presta serviço social, participa de algum programa que ajuda outras pessoas ou faz parte de grupos sociais na universidade? Pois saiba que essa é uma experiência de vida muito valorizada por recrutadores e pode ser incluída.

Habilidades técnicas
Fez curso de pacote Office,tirou um certificado em gramática, é craque em Photoshop ou consegue operar softwares específicos da sua área? Não deixe de incluir essas informações.

Objetivos e aspirações
Você pode colocar, de forma resumida e direta, quais são seus objetivos de curto e médio prazo ao se candidatar para uma vaga específica. Por exemplo: Desejo aprender as principais atribuições do secretariado. Mas atenção, pois os objetivos mudam de acordo com a vaga e com o momento de carreira.

Com o currículo montado, é hora de revisar para excluir erros de gramática e digitação.

Quando estiver tudo pronto, é hora de começar sua busca. Indicações de professores e amigos podem ser um bom caminho. Buscar sites especializados que fazem o intermédio entre empresas e candidatos também é notadamente uma ótima opção.

Aumente suas chances de encontrar a vaga perfeita, faça seu cadastro no CIEE