Inicio do conteúdo site.
Como impressionar o recrutador na entrevista de estágio

Como impressionar o recrutador na entrevista de estágio

14 de maio de 2019
Segundo especialistas, manter a calma e falar sempre a verdade é fundamental

Nem sempre é fácil conseguir entrar no mundo do trabalho, mas conseguir o primeiro estágio não é um bicho de sete cabeças: a maioria das pessoas já passou por isso e dificuldades acabam sendo naturais, como em toda situação desconhecida. Para quem está dando os primeiros passos na carreira, algumas dicas básicas podem facilitar na hora da tão temida entrevista com o recrutador ou gestor da área.

Conheça a empresa

Além dos detalhes referentes à vaga almejada (salário/bolsa auxílio, benefícios e carga horária), a maioria dos candidatos bem-sucedidos em entrevistas de estágio busca informações sobre a empresa antes da entrevista. Entender o cotidiano da organização e suas atividades é fundamental na hora do bate-papo com o gestor. Isso mostra comprometimento e proatividade, características cada vez mais apreciadas e que podem servir como diferencial na hora da contratação.

Não minta para obter a vaga de estágio

De acordo com especialistas, os candidatos costumam mentir principalmente nas informações referentes à formação acadêmica e conhecimento de idiomas. Em hipótese alguma cometa este tipo de erro. O currículo deve estar claro e no caso de cursos de formação complementar, o recomendado é incluir o nome da instituição de ensino e o período. Lembre-se que estágio é um ato educativo supervisionado, ou seja, é comum que os candidatos a uma vaga não tenham tanta experiência. Por isso também é importante apostar em diferenciais, como trabalho voluntário. Além de representar um crescimento pessoal e profissional, lidando com situações desconhecidas, eles fazem com que seu currículo se destaque.

Confie em si mesmo

Esteja confiante que, uma vez que seu perfil foi selecionado para o processo seletivo de estágio é porque você possui pelo menos uma das características que os recrutadores buscam. Ao responder os questionamentos do entrevistador, organize seu raciocínio de maneira objetiva e fale pausadamente. Não é recomendado ser monossilábico nas respostas. Caso alguma questão não tenha ficado clara, não hesite em perguntar. Se pintar uma pergunta como ‘O que você busca neste estágio ou nesta empresa?’, tente fugir do óbvio e busque enumerar alguns valores defendidos pela empresa com os quais você se identifica. Pode parecer óbvio, mas entender a rotina da organização, sua missão, visão e valores é determinante para obter uma vaga de estágio.

No dia da entrevista ou processo seletivo do estágio, outras dicas podem ser importantes, principalmente para que você não perca a tranquilidade. A primeira delas é conhecer a vizinhança e saber de que forma chegar ao local da entrevista. Caso a empresa possua mais de uma unidade em bairros diferentes, procure saber onde será o seu processo com pelo menos dois dias de antecedência. Pode parecer bobagem, mas esse tipo de planejamento faz com que você poupe minutos preciosos e acabe evitando situações inconvenientes, como atrasos ou enganos. Outro ponto importante é o vestuário: procure se vestir de maneira sóbria, com roupas de acordo com a filosofia da empresa e o cargo que almeja. Boa sorte!

Caso ainda tenha dúvidas, confira também nosso post sobre o momento certo para começar o estágio.