Inicio do conteúdo site.

Como agir em uma entrevista de estágio

25 de julho de 2018

Então você montou seu currículo perfeito, se cadastrou no CIEE, foi encaminhado para algumas oportunidades e finalmente foi chamado para uma entrevista. E agora, como agir para se dar bem e impressionar os entrevistadores?

Antes de tudo, é importante entender o processo. A entrevista consiste em uma conversa entre duas ou mais pessoas com o objetivo de esclarecer informações do currículo do candidato. O selecionador poderá analisar as informações e, também avaliar suas atitudes, preferências e opiniões a respeito de determinado assunto.

Separamos 5 dicas para te ajudar, confira:

Não entre em pânico!

Talvez seja mais fácil falar do que fazer, mas manter a calma é fundamental. Nervosismo, ansiedade e capacidade de reagir com calma a perguntas inesperadas é um dos fatores avaliados por recrutadores. Seja firme nas respostas, fale com clareza e objetividade.

Faça o dever de casa

Talvez você esteja no processo seletivo da empresa dos seus sonhos, sobre a qual você sabe absolutamente tudo, da biografia do CEO até os lemas internos. Isso é ótimo! Mas se não for o caso e você tiver caído de pára-quedas em uma empresa, é ideal que você faça seu dever de casa e pesquise informações sobre o negócio, para não ficar desorientado na hora da entrevista.

Vista-se de acordo

Não existe um único dresscode -código de vestimenta – que seja recomendado para entrevistas. Isso porque o jeito de se vestir pode variar de uma empresa para outra, de acordo com o ambiente de trabalho. Por exemplo: um ambiente mais sério, como um banco, um órgão público ou um escritório de advocacia exige terno e blazer, sapatos sociais e itens formais. Uma agência de publicidade ou uma startup, por outro lado, tendem a apresentar uma política mais casual de vestimenta. O importante é se vestir de acordo com o local para o qual se candidatou.

Demonstre interesse

Se você chegou até a entrevista, é porque tem algo a oferecer a empresa. Então essa é a hora de demonstrar interesse, mostrar que deseja aprender e crescer na função e que pode ser uma ótima adição ao quadro. Acredite, proatividade é uma qualidade muito valorizada por entrevistadores.

Boas práticas, já!

Nunca é demais lembrar, mas sabe aqueles ensinamentos básicos? Não chegue atrasado, de preferência chegue antes para se situar no ambiente. Seja educado, usando “bom dia”, “obrigado”, “por gentileza” com qualquer colaborador que encontrar. E, por fim, evite chicletes e balas no momento da entrevista, cuidado com a postura corporal mantenha o telefone celular desligado.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e não esqueça de seguir o CIEE e ficar por dentro!

Mais dicas úteis

O CIEE em parceria com o Meu Entrevistador disponibiliza uma série de vídeos que simulam uma entrevista de emprego real, com objetivo de te preparar para ter conhecimento de perguntas frequentes em uma entrevista e respostas que o Rh espera de você, além de várias outras dicas. Acesse o link abaixo e faça seu login gratuito na plataforma.
Meu Entrevistador | Tudo para sua Vaga de Emprego