Cinco dicas para se destacar no programa de estágio

24 de outubro de 2018
Jovem pode aumentar sua chance de efetivação com atitudes simples.

Conseguir o tão sonhado contrato de estágio é apenas o primeiro capítulo do jovem quando entra no mundo do trabalho. O próximo passo é tirar o máximo proveito da oportunidade, que vai muito além da remuneração e da prática do conteúdo aprendido em sala de aula. “O estágio é uma ótima oportunidade de aprender coisas novas com outras pessoas, observando seus pontos fortes, sempre de olho no seu desenvolvimento pessoal, profissional e estudantil”, comenta Luiz Gustavo Coppola, superintendente de atendimento do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE. Após o início da contratação como estagiário, alguns hábitos podem ser decisivos para aumentar as chances de efetivação.

Humildade e iniciativa

Estágio é o período no qual o jovem pode aprender na prática o que já sabe na teoria. Por isso, ter humildade e ciência de que ainda há muito o que aprender é essencial. “Esforço, comprometimento e proatividade. Essas são características importantes que empresas procuram em seus estagiários. O jovem precisa ficar atento às demandas da instituição e se prontificar a aprender cada vez mais atividades, inclusive em tarefas triviais”, completa Coppola.

Metas bem definidas

Nessa etapa da carreira é muito importante que o estudante tenha suas metas bem definidas e em compasso com as diretrizes da empresa. Montar um planejamento profissional mensal é uma boa maneira de colocar isso em prática. Um estagiário pode, por exemplo, dedicar um mês a aperfeiçoar o uso de Excel. Em outro, focar no aprimoramento de uma de suas atividades diárias como a produção de relatórios.

Sem medo de perguntas e crítica

Um bom estagiário é aberto a críticas sobre o seu trabalho. Se esforçar para absorver aquilo que pode ser útil para seu crescimento profissional talvez seja uma das partes mais importantes do estágio. Outro ponto é prestar atenção e manter-se próximo de seus supervisores, fazendo quantas perguntas forem necessárias para seu desenvolvimento.

Trabalho em equipe

Trabalhar bem em equipe mostra capacidade de comunicação e equilíbrio na hora de tomar decisões. Além disso, construir um bom relacionamento com as pessoas envolvidas com seu estágio, como gestores colegas de equipe e fornecedores será no futuro o capital social que o profissional levará pelo resto de sua carreira. No entanto, é preciso ficar atento para não usar essa rede de contatos apenas como um meio de tirar proveito próprio. É importante que o jovem seja um integrante ativo, participando de trocas benéficas para todas as partes.

Manter-se atualizado

Além de tudo o aprendizado durante as horas no estágio e na faculdade, o estudante precisa estar sempre por dentro do que há de mais moderno no mundo do trabalho. Estar atualizado e trazer esse conteúdo para a empresa é sinal de que o estagiário está interessado em contribuir e tem grande potencial. “Cursos online, como o CIEE Saber Virtual, podem auxiliar o estagiário a se manter com práticas atualizadas e são de grande valia na hora da efetivação”, explica Coppola.