Inicio do conteúdo site.

CIEE promove debate sobre o futuro da profissão de economista

15 de outubro de 2020
Webinar fez parte da série especial Ciclo de Profissões

O CIEE promoveu, recentemente, o webinar “O futuro da profissão de economista”, parte da série especial Ciclo de Profissões. Com abertura do CEO do CIEE, Humberto Casagrande, e mediação do jornalista Alcides Ferreira, participaram Elena Landau, economista e presidente do Conselho Acadêmico do Livres, Gesner Oliveira, professor da Fundação Getúlio Vargas – FGV, coordenador do Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais e sócio da GO Associados, e Marcos Lisboa, presidente do Insper.

Elena  Landau, economista e presidente do Conselho Acadêmico do Livres, que teve participação ativa durante as privatizações, destacou a importância da economia para a sociedade. “É uma ciência que evolui”, explicou. “A economia tem a capacidade de se expandir, buscar respostas. É uma área extremamente rica, que te abre oportunidades e permite visões do mundo e do Estado diferentes. Permite debates e escolhas. É uma profissão bela”. 

“O economista tem que ser flexível, versátil, e disposto a aprender sempre. Ao mesmo tempo, assim como devemos ser flexíveis nas escolhas e disposição de entrar em novas áreas, devemos ser rígidos e rigorosos com os valores éticos. é isso que diferencia um profissional”, abriu Gesner Oliveira. O professor também ressaltou a gama de possibilidades da área, em diversas frentes de atuação. 

Para Marcos Lisboa, o método de trabalho da economia é essencial para diversas áreas. “As proposições lógicas são importante para delimitar o espectro do que será testado. Mas a resposta, do que será recomendado, as análises, vêm da experiência empírica controlada com dados”, detalhou.

Os palestrantes responderam ainda às perguntas enviadas pela audiência, como a importância das pesquisas acadêmicas, atuação nos setores público e privado.

Assista, abaixo, ao evento na íntegra: