A demanda por profissionais da área da tecnologia segue em alta e é um dos poucos setores que tem registrado não apenas pleno emprego, como também a falta de profissionais devidamente qualificados e treinados. Segundo estudo da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, serão necessários 797 mil talentos com perfil tecnológico até 2025.
Esta demanda impulsionou a Niteo, empresa com foco em tecnologias e serviços, para a criação do seu próprio curso de capacitação profissional direcionada para estudantes universitários matriculados nos cursos de Exatas.
Com mentoria dos próprios funcionários, a iniciativa busca resolver um antigo ‘jogo de rouba monte’ entre as empresas de tecnologia, segundo Josmar Machado, diretor Executivo da Niteo. “Nos dois últimos anos a dificuldade de encontrar profissionais no mercado de trabalho aumentaram”, conta. Ele ainda ressalta que enquanto “o salário fica alto, o profissional não adere à cultura da companhia”, afirma.
Após a primeira turma de capacitação, a empresa já colhe os resultados e contratou quatro novos estagiários. “Acredito muito nesse programa de capacitação, e gostaria de incentivar que outras organizações possam ter uma iniciativa como essa”, conta Machado.
Os alunos de Ciência da Computação, Caíque Bertges e Denner dos Santos estão entre os estudantes que assinaram contrato de estágio com a empresa. Enquanto Bertges recomendaria a experiência para outras mil pessoas, Santos ressalta que já alcançou um dos seus sonhos: o trabalho remoto.

Novas inscrições
O CIEE e a Niteo já estão se preparando para a segunda turma e os interessados poderão se inscrever gratuitamente para os cursos de “Python para Análise de Dados”, ou “Low-Code com Power Platform & SharePoint”. Os interessados ainda terão acesso ao material do CIEE Saber Virtual voltado para as competências comportamentais, entre eles, as trilhas de conhecimento com foco em “Soft Skills: as competências sociais do presente”, “Ética e Liderança” e “A Arte da Superação”.
As inscrições já estão abertas no seguinte link :https://conteudo.niteo.com.br/niteo-tech. A previsão é que a segunda turma inicie no dia 20/03.
Ambos cursos têm previsão de duração de três meses e as aulas serão realizadas virtualmente. Além do certificado de conclusão, três estudantes sairão das aulas direto para a Niteo.