Inicio do conteúdo site.

6 passos para a entrevista de estágio perfeita

28 de maio de 2019
Confira todas as dicas do que fazer e o que evitar quando estiver em frente ao recrutador

Ser convidado para uma entrevista de estágio é o primeiro passo para a vaga dos sonhos. Por isso, o Centro de Integração Empresa Escola – CIEE preparou algumas dicas – desde a programação para o dia da entrevista até os minutos finais. Confira abaixo o passo a passo:

 

Programe-se

Não deixe para checar o trajeto ou escolher a roupa horas antes. Organização é a palavra-chave para evitar nervosismo desnecessário e atrasos. Não confie na sorte, verifique o melhor trajeto até o local da entrevista de estágio um dia antes. Vale até usar métodos antigos e anotar o endereço no papel e levar na pasta ou bolsa. Vista uma roupa que você se sinta confortável e deixe separada para não perder tempo no dia seguinte. Por último, saia com antecedência para chegar com calma.

Fuja dos clichês

Sabe aquele negócio de responder que o seu pior defeito é ser perfeccionista?! Não cola mais para os recrutadores e pode soar como um baita clichê! Seja autêntico, fale com franqueza e exponha realmente seus pontos fracos, entretanto, não perca a oportunidade de comentar o que está fazendo para melhorar em relação a eles.

Pesquise

Não deixe de fazer o “dever de casa”. Quando convidado para uma entrevista de emprego pesquise o campo de atuação da empresa, os seus principais serviços e produtos. Conheça a reputação da organização, pois tudo isso te ajudará a descobrir se a área de atuação está alinhada com os seus propósitos pessoais.

Estude

Perguntas, “como qual animal você seria?”, “por que deveríamos te contratar?” e “como você se vê daqui 5 anos?” são alguns dos questionamentos realizados durante uma entrevista de estágio. Não tem como fugir, portanto, estude previamente suas respostas para que consiga transmitir personalidade e segurança. A estratégia vai te ajudar a evitar aquela titubeada de nervoso.

Valorize sua experiência

Você pode não ter vivência no mundo do trabalho, mas já aprendeu muito em sala de aula e isso também será levado em conta durante uma entrevista de estágio. Por isso, separe como portfólio aquelas projetos e trabalhos acadêmicos que foram desafiadores e não deixe de apresentar para o recrutador. O trabalho voluntário também é valorizado, por isso, cite sempre que tiver oportunidade.

Pergunte

Geralmente os recrutadores abrem espaço para perguntas, então utilize esse tempo para tirar dúvidas a respeito da empresa e mostrar interesse. Se você anotou algo durante a sua pesquisa não deixe de utilizar esse momento. Lembrando que não é o momento para perguntas a respeito do futuro gestor, benefício e colegas de trabalho.

 

Caminho das pedras para o estágio dos sonhos

Pensando no desenvolvimento dos estudantes que ainda não conquistaram a primeira oportunidade no mundo do trabalho, o CIEE disponibilizou cursos online de como se preparar para um Processo Seletivo, outro de Postura e Imagem Profissional e até mesmo Word e Excel. São 15 cursos gratuitos que podem ser acessados na plataforma do CIEE Saber Virtual. Ficou interessado? Para acessar os cursos onlines basta clicar aqui. Caso ainda não tenha cadastro no CIEE, é só fazer aqui sem custo algum.