Inicio do conteúdo site.

3 Lições da música para a vida profissional, por Renata Jaffé

30 de agosto de 2018

Renata Jaffé, professora e diretora artística da Orquestra, é a grande difusora do método de de ensino coletivo de instrumentos de corda, desenvolvido pelo pai dela, Alberto Jaffé, no início da década de 1970.

Essa  metodologia colaborou com a formação de muitos dos grandes músicos em atuação e até hoje é utilizado nas principais escolas de música do país e é adotada no Curso de Música do Instituto GPA.

No curso, as crianças e adolescentes participam de aulas duas vezes por semana durante  dois anos. “Cria-se um vínculo grande nesses jovens, que desenvolvem a sensibilidade, senso de cooperação e criatividade”, enumera Renata, que já formou mais de 150 turmas desde o início do programa. Dos mais de 18 mil alunos formados, muitos ingressaram na carreira musical, mas Renata se orgulha de ter ex-alunos em diversos cargos de sucesso.

“Acredito que mesmo para aqueles que não seguiram na carreira nessa área, existem diversos aprendizados que fazem diferença na vida profissional”. Segundo Renata, são eles:

Diretora artística e professora de música

1Trabalho em equipe “Na orquestra, não adianta um sair na frente se os demais não estiverem no mesmo patamar, então é necessário que seja um trabalho cooperativo.”

2- Senso de responsabilidade “Aceitamos jovens que de fato queiram estar conosco, não porque os pais inscreveram, mas que tenha um desejo genuíno de participar”. Esse aspecto é importante para desenvolver o senso de responsabilidade com os instrumentos, os horários, apresentações. “Acaba sendo um diferencial na hora de buscar uma vaga de emprego”.

3- Criatividade “Na hora de ensaiar e aprender novos acordes, os alunos por vezes precisam criar caminhos diferentes. As velhas fórmulas nem sempre servem. Essa capacidade de achar outras maneiras de solucionar um problema antigo com certeza são fundamentais em qualquer profissão.

 


Tags: Dicas