Inicio do conteúdo site.
Mulher síndrome de down com cabelos longos lisos, castanhos e blusa preta está sentada ao lado de homem negro com barba. Os dois estão em um escritório e olhando para um notebook.

Webinar debate importância do programa de estágio para municípios

8 de fevereiro de 2021
Evento online contou com prefeitos, vereadores e especialistas da região Norte do País

Na última quinta-feira, 4, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE promoveu o 1º Ciclo de Webinários das Prefeituras. Voltado a municípios da região Norte do País, o evento online teve como tema o Programa de Estágio e Responsabilidade Fiscal das Prefeituras – LRF.

Marcaram presença James Batista, prefeito de São Luiz do Anauá (RR), Allan Pombo, vereador de Belém/PA, Marcélio Uchôa, doutor em Gestão Pública pela PUC/SP e prefeito de Nova Mamoré (RO), e Wagne Costa Machado, presidente da Federação de Associações de Municípios do Estado do Pará – FAMEP. O debate foi mediado por Luiz André Oliveira da Silva, supervisor de Atendimento do CIEE do Pará e Amapá.

Oportunidade

De acordo com Batista, o programa de estágio desenvolvido pelas prefeituras nos pequenos municípios é essencial para capacitar os jovens, proporcionar a primeira experiência profissional e ainda fomentar a economia. “Os estagiários não vão onerar a folha, pois não substituem a mão de obra de um funcionário público”, explica.

Pombo reitera que, diante do cenário atual, é necessária uma articulação nacional, estadual e municipal para avançar no fomento da empregabilidade dos jovens. O vereador ainda acrescentou que sua carreira pública foi pautada pela inserção de jovens no mundo do trabalho. “Importantíssimo que as prefeituras contratem estagiários. Significa  criar oportunidades para os jovens, consolidar sonhos para o futuro”, conta.

Entraves

Durante sua fala, Uchôa destacou que a pactuação federativa vem perdendo poderes políticos e financeiros e que existe um desequilíbrio entre despesas e receitas. Também criticou a falta de critérios técnicos para as decisões que impactam diretamente os municípios. “Não são levados em consideração aspectos sociais, educação etc. É uma política de arrebanhar apoios”, afirmou.

Seguindo a mesma linha, Machado destacou que os prefeitos precisam provocar debates, como a má distribuição e falta de recursos públicos. “Homens e mulheres têm se afastado do serviço público por conta desse cenário”.

O debate está disponível no Canal do CIEE, no YouTube. Confira aqui na íntegra.