Como as organizações podem promover a sustentabilidade dentro da sua cadeia de produção? São eventos pontuais, ou se trata do direcionamento da empresa como um todo? Precisa despender muito dinheiro para isso?! Buscando responder essas e outras questões, o CIEE promoveu o webinar “Como tratar a sustentabilidade em sua empresa”.
O evento online contou com a presença de Ornela Guzzo, gerente sênior de Sustentabilidade na Heineken Brasil e Viviane Mansi, diretora regional de Comunicação & Sustentabilidade da Toyota e presidente da Fundação Toyota do Brasil. A mediação do webinar foi conduzida pelo gerente de Educação Integrativa do CIEE, Júnior Castro.
Para Ornella, que há sete anos direcionou sua carreira para a área de sustentabilidade, as startups já nasceram pensando no impacto ambiental, já as empresas centenárias precisam se ajustar. “A água é o principal recurso da Heineken, é estratégico, transcende o âmbito dos negócios, pois avalia a perenidade desse recurso”, conta.
Já Viviane, explica que a missão global da Toyota é olhar para a sociedade de maneira mais aberta, ou seja, a companhia busca melhorar a cadeia de valor. A sustentabilidade está além da empresa, e pontua o exemplo das lixeiras individuais. “No andar temos apenas um coletor coletivo, pois o objetivo é que as pessoas descartem menos lixo”
A executiva ainda deu algumas dicas para empresas menores. “Comece a olhar para dentro de casa, porque sempre tem o que melhorar. Estou usando papel a mais? Energia a mais? Poderia tratar melhor as pessoas? Quanto eu preciso promover, eu privilegio minorias?”, conta. E conclui “dentro do nosso contexto [grandes companhias] é importante divulgar o que estamos fazendo, pois incentiva outras empresas”.
O webinar na íntegra você confere no link abaixo: