Inicio do conteúdo site.
Uma mulher, branca, com cabelo preso, usando máscara e segurando um saco de lixo cumprimenta outra mulher batendo um cotovelo contra o outro. A segunda mulher, morena, com cabelo preso, vestindo camiseta verde e jeans, está de costas. Atrás da para ver algumas pessoas, em uma área verde, recolhendo lixo.

Saiba como aplicar a sustentabilidade nos processos internos da sua empresa

17 de maio de 2021
Evento online discutiu o impacto e responsabilidade das organizações nos setores em que atuam

Como as organizações podem promover a sustentabilidade dentro da sua cadeia de produção? São eventos pontuais, ou se trata do direcionamento da empresa como um todo? Precisa despender muito dinheiro para isso?! Buscando responder essas e outras questões, o CIEE promoveu o webinar “Como tratar a sustentabilidade em sua empresa”.

O evento online contou com a presença de Ornela Guzzo, gerente sênior de Sustentabilidade na Heineken Brasil e Viviane Mansi, diretora regional de Comunicação & Sustentabilidade da Toyota e presidente da Fundação Toyota do Brasil. A mediação do webinar foi conduzida pelo gerente de Educação Integrativa do CIEE, Júnior Castro.

Para Ornella, que há sete anos direcionou sua carreira para a área de sustentabilidade, as startups já nasceram  pensando no impacto ambiental, já as empresas centenárias precisam se ajustar. “A água é o principal recurso da Heineken, é estratégico, transcende o âmbito dos negócios, pois avalia a perenidade desse recurso”, conta.

Já Viviane, explica que a missão global da Toyota é olhar para a sociedade de maneira mais aberta, ou seja, a companhia busca melhorar a cadeia de valor. A sustentabilidade está além da empresa, e pontua o exemplo das lixeiras individuais. “No andar temos apenas um coletor coletivo, pois o objetivo é que as pessoas descartem menos lixo”

A executiva ainda deu algumas dicas para empresas menores. “Comece a olhar para dentro de casa, porque sempre tem o que melhorar. Estou usando papel a mais? Energia a mais? Poderia tratar melhor as pessoas? Quanto eu preciso promover, eu privilegio minorias?”, conta. E conclui “dentro do nosso contexto [grandes companhias] é importante divulgar o que estamos fazendo, pois incentiva outras empresas”.

O webinar na íntegra você confere no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=3-qbmGYkXwo