Inicio do conteúdo site.
Imagem ilustrativa / Divulgação

Programas de estágio em Prefeituras: bom para o jovem, bom para o serviço público

3 de março de 2021
Treinamento e qualificação dos estudantes, questões econômicas e sociais foram destacadas

No 5º encontro do Ciclo de Webinars – Prefeituras, tivemos a participação de representantes do poder público da Grande SP e Capital, para debater a importância do trabalho dos estagiários para as Prefeituras. 

O prefeito de Santo André/SP, Paulo Serra, e o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo, Fabrício Cobra Arbex, apresentaram aspectos positivos em abrir as portas da administração municipal aos jovens que estão entrando no mundo do trabalho. A mediação foi de Fábio Gaeta, supervisor do CIEE em São Caetano do Sul/SP.

“Tem uma questão de gestão, de maximizar e racionalizar recursos públicos. Entra na questão da desburocratização e gerir a mão de obra, também”, pontuou Paulo Serra. “O que a gente vê é que há muitos estagiários que acabam se enveredando pelo serviço público, que é uma área que tem muita dificuldade na formação de quadros”, completou.

Treinamento e qualificação dos estudantes, questões econômicas e sociais também foram destacadas. Além disso, a oportunidade no poder público também é uma forma de conhecer mais sobre as secretarias municipais e fortalecer a cidadania.  A criação de uma rotina de trabalho e o aperfeiçoamento do aprendizado foram pontuados por Fabrício Cobra Arbex. 

Ele ainda acrescentou que a prefeitura de São Paulo também mantém o Prêmio  Melhores Práticas de Estágio, em que são reconhecidas iniciativas desenvolvidas pelos próprios estagiários com foco na inovação. 

“O estágio é muito importante na formação profissional, e na prefeitura de São Paulo foram quase 8 mil vagas preenchidas nos últimos anos. A prefeitura também ganha nessa oxigenação, com as novidades acadêmicas que o jovem traz para o poder público. A gente precisa atrair cada vez mais pessoas vocacionadas”, destacou.

Confira o webinar na íntegra