Em parceria com o CIEE, a Samsung optou por pautar o seu programa de aprendizagem a partir da responsabilidade social. Isso significa que, além de cumprir a cota obrigatória, a companhia capacitou e contratou jovens e adolescentes em alta vulnerabilidade. A ação também contou com o auxílio da CEPROMM, Centro de Promoção para um Mundo Melhor, Organização da Sociedade Civil, localizada em Campinas, onde está a fábrica da multinacional.
Uma vez iniciado o programa, os aprendizes têm a oportunidade de conhecer a companhia como um todo e realizam no mesmo prédio os encontros periódicos de capacitação, viabilizado pelo CIEE. Neste espaço, debatem o mundo do trabalho por meio de atividades práticas e teóricas. Confira abaixo o depoimento de mais um parceiro do CIEE:
Entenda a aprendizagem
Existe um grande contingente de jovens brasileiros que ainda não têm acesso a uma oportunidade de inserção no mundo do trabalho. Essa parcela da população é ávida por conhecimento prático e profissionalizante, e ganhou respaldo oficial em meados dos anos 2000.
Criada em 2007, a Lei da Aprendizagem (n° 10.097/2000) determina que uma cota entre 5% e 15% das vagas das companhias consideradas de médio e grande porte seja destinada aos jovens entre 14 a 24 anos incompletos, sendo estudante dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou formado.