Inicio do conteúdo site.

Por que jovens abandonam a universidade?

26 de julho de 2018

A evasão do ensino superior é assunto preocupante: grande parte dos estudantes que entram na universidade não conseguem terminar o curso. Forma-se no Brasil cerca de um milhão de universitários por ano, o que, para um país com mais de 200 milhões de habitantes, é um número muito baixo.

Um dos motivos é a dificuldade de os jovens acompanharem os primeiros anos do curso, sem ter a bagagem necessária do ensino médio. “Precisamos de um modelo diferenciado, que atenda todos os tipos de alunos”, analisa Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Sindicato das Mantenedoras de Curso Superior (Semesp).

Segundo ele, há uma predileção exagerada pelos cursos tradicionais, com preconceitos em relação aos cursos tecnológicos e de educação à distância. “Há cursos de tecnologia com um campo enorme de trabalho. Mesmo assim, os alunos preferem áreas saturadas como administração e direito”. Muitas vezes os estudantes escolhem pela tradição e terminam não se identificando com o curso, largando-o já nos primeiros anos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 50% das matrículas são de cursos tecnológicos, que respondem mais rapidamente às necessidades do mercado de trabalho. “A não valorização de cursos tecnológicos é uma política equivocada”, explica.

Não perca conteúdos como esse, acompanhe as redes sociais do CIEE!