Inicio do conteúdo site.
Desenho de jovem branco de terno azul escuro olhando para uma escada
Imagem ilustrativa / Divulgação

Jovens talentos e grandes oportunidades: estagiários do Ensino Médio fortalecem empresas

12 de maio de 2021
Organizações públicas e privadas podem aproveitar talento de novos profissionais para rever antigas práticas

Diante do cenário desafiador que estamos vivendo, qual é o papel das empresas e órgãos públicos na geração de oportunidades para os jovens? Quais são as oportunidades que o futuro reserva nessa integração entre as organizações e os profissionais que estão descobrindo agora o mundo do trabalho? Essas e outras questões foram debatidas em um webinar mediado pela supervisora do CIEE em Jundiaí, Talita Marchi.

Os convidados foram a estagiária Isabelly Monteiro, que está dando os primeiros passos da carreira em um escritório de contabilidade em São Joaquim da Barra/SP; Joseana Dalsan, psicóloga da divisão de treinamentos da prefeitura de Jundiaí/SP; e Mario Paulo Pereira, sócio-proprietário do grupo Cobramar.

“Foi uma porta que se abriu, eu agradeço até hoje”, disse Isabelly Monteiro, que descobriu uma nova rotina ao iniciar sua trajetória como estagiária. “Quando comecei na empresa, eu passei a conhecer coisas que eu não sabia. Quando eu entrei no escritório foi como se eu tivesse uma segunda família, todo mundo me acolheu muito bem e foi super tranquilo”, completou.

Jovem Talento CIEE: capacitação e inclusão

Joseana Dalsan explicou que atualmente há 36 estagiários do Ensino Médio pelo programa Jovem Talento CIEE na prefeitura de Jundiaí. Ela acrescentou que a troca de experiências é muito rica. Os jovens aceitam bem a diversidade, trazem novas opiniões e acabam propondo uma reflexão sobre antigas práticas profissionais.

“A qualidade dos cursos oferecidos são de excelência. A capacitação era uma das lacunas que a gente tinha no programa de estágio para jovens do Ensino Médio. São temas que podem ser usados tanto na vida profissional como na pessoal. O Jovem Talento CIEE veio como um presente, com a possibilidade de atender os estagiários de maneira tão efetiva. São muitos os relatos de engajamento no desenvolvimentos dos cursos”.

No grupo Cobramar, a taxa de efetivação dos estagiários chega a 90%, e os benefícios alcançados são diversos. “Os jovens só precisam de uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho. A nossa satisfação é muito grande quando recebemos de um jovem o convite para a sua formatura”, disse Mario Paulo, que atualmente conta com 21 estagiários em sua equipe. 

Confira o webinar na íntegra


Mais posts com "novas oportunidades"