Inicio do conteúdo site.

Especialistas do CIEE apresentam webinar “Aprendiz e Estagiário, descubra a melhor opção para a sua empresa”

9 de fevereiro de 2021
Voltado a gestores e empresários, evento online esclareceu dúvidas sobre os programas do CIEE

Na manhã desta terça-feira (9), quatro dos superintendentes do CIEE participaram do webinar “Aprendiz e Estagiário, descubra a melhor opção para a sua empresa”, destinado a esclarecer dúvidas sobre os programas de Estágio e Aprendizagem da instituição. Com mediação de Vinicius Francisco dos Santos, superintendente de RH do CIEE, estiveram presentes Luiz Gustavo Coppola, superintendente Nacional de Atendimento do CIEE, Marcelo Gallo, superintendente Nacional de Operações do CIEE, e Ricardo Melantonio, superintendente Institucional do CIEE. 

“Como RH, ressalto o valor agregado que o conhecimento adquirido durante o período de estágio e aprendizagem proporciona para as empresas, que obtêm ganhos valiosos na formação de novos talentos, com fit cultural muito aderente”, iniciou Vinicius Santos, sobre a contribuição dos programas à formação e qualificação de quadros de colaboradores.

Para Luiz Coppola, entender o trabalho de um agente de integração é fundamental para programas bem-sucedidos, que possam cumprir com o seu propósito – e, pioneiro neste segmento, está no core do CIEE capacitar jovens e estudantes à etapa profissional. “Em fevereiro de 2021, o CIEE estará completando 57 anos. O CIEE nasceu com esse propósito, de integrar o jovem ao mundo do trabalho, fazendo com que esse jovem conhecesse a prática das empresas e, quanto mais cedo possível, entendesse a realidade do mundo do trabalho. Que pudesse sair do mundo do saber para o mundo do fazer”, destacou.

“A gente sabe (e isso já virou um mantra na área de recursos humanos) que as pessoas são contratadas pelas suas competências técnicas, e demitidas pelas socioemocionais – as soft skills. O CIEE tem uma preocupação muito grande nesse sentido, de capacitar esse jovem, para que ele tenha esse amadurecimento para atuar no ambiente corporativo”, explicou Marcelo Gallo, sobre os benefícios para as empresas na contratação de jovens via agentes de integração, especialmente sobre o programa de Aprendizagem. 

Para aclarar aspectos relacionados à legislação de cada programa, Ricardo Melantonio apresentou os critérios legais de cada tipo de contratação, as obrigações legais que concernem à Lei da Aprendizagem (Nº 10.097/2000) e as diferenças básicas entre os programas. 

“É importante destacar que, dentro do patamar de calamidade pública, de pandemia, que aprendizes e estagiários devem procurar as vagas, mesmo em modalidade de trabalho remoto”, reafirmou Melantonio, em relação ao período de “sazonalidade”, quando muitos contratos chegam ao fim da validade ou a graduação é concluída, tornando o período de férias ideal para a abertura e preenchimento de novas vagas.

Os participantes responderam ainda às dúvidas do público. Para acompanhar o webinar, na íntegra, assista abaixo: