Em palestra, Jeferson Mola dá dicas para negociações bem sucedidas

29 de novembro de 2018
Preparação, empatia e relacionamento interpessoal são alguns passos para fechar um negócio

O Teatro CIEE recebeu na última quinta-feira, 22/11, o professor, Coordenador Acadêmico e Consultor na área de Negócios, Jeferson Mola. Autor do livro recém lançado Negócio Fechado!, da editora Trevisan, ele destacou que preparação, empatia e relacionamento interpessoal são essenciais para uma negociação benéfica para ambos lados.

A arte de negociar está longe de ser simples, existem técnicas e até categorias que relacionam a postura dos interlocutores. De acordo com Jeferson, a preparação para fechar um acordo deve ser com paciência e calma, além disso, é necessário ter em mente que as duas áreas precisam sair ganhando para possíveis futuros acordos.

Mas muito além das técnicas, o professor destaca o relacionamento interpessoal como o grande segredo de uma boa negociação. Além de ouvir atentamente as demandas, é necessário ser franco e conhecer ao menos um pouco o interlocutor.

O escritor ainda acrescenta que é preciso pensar na maneira que você agregar ao outro. “Você sempre tem que pensar não só no seu interesse, mas o que você pode agregar na outra parte que você está negociando. Se você está buscando um emprego, como o seu trabalho pode contribuir para o outro lado”, conta.