Diversidade remete a tudo aquilo que é plural, e que diferencia as pessoas a partir do gênero, raça e etnia, orientação sexual, questões sociais, culturais e econômicas. Como forma de aprofundar o debate e refletir também sobre práticas mais inclusivas no ambiente escolar, foi promovido um webinar que contou com a participação da líder Técnico de Aprendizagem do CIEE, Francine Bottaro e o professor de Psicologia do Centro Universitário FECAP, Augusto Galery. A mediação foi da supervisora de Inclusão Social do CIEE, Lilene Ruy.
Com uma abordagem leve sobre o tema, Francine listou argumentos que reforçam a necessidade de tornar empresas e órgãos públicos aliados por uma sociedade que valorize a diversidade em todos os seus aspectos. A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é um exemplo de prática inclusiva: ao mesmo tempo promove acolhimento e potencializa descobertas.
“É um assunto que está em alta e é muito importante. Só que praticar a diversidade e inclusão é algo urgente. Não dá tempo de esperar”, disse ela. “Uma pessoa com deficiência é uma característica, não é um adjetivo. Então a maneira correta é falar ‘pessoa com deficiência’ e não ‘pessoas deficientes’. Não é um adjetivo, é uma característica. É muito importante a gente diferenciar algumas falas”, completou.
Entender a diferença entre escutar de ouvir
O papel das lideranças atualmente, que vai muito além da possibilidade de delegar funções, foi um dos pontos trazidos por Augusto. Segundo ele, líderes têm o papel de influenciar de maneira positiva e fazer com que todos tenham espaço para colaborar para o crescimento da equipe a partir das experiências vividas por cada um.
“Ouvir é um ato biológico involuntário que nem todos possuem. Escuta todos nós temos. É a gente se modificar a partir da fala do outro. Significa que estou aberto para o discurso do outro. Estou aberto para deixar que ele me modifique”, destacou.
Inclusão no mundo do trabalho
O Inclui CIEE é um serviço personalizado que busca contribuir para o aumento da diversidade no ambiente corporativo, por meio de oportunidades de estágio e aprendizagem. Desde sua origem, em 1999, o Inclui CIEE já impactou a vida de mais de 40 mil pessoas, favorecendo o ingresso ao mundo do trabalho.
Que tal conhecer mais sobre o Inclui CIEE? Acesse o link!