Inicio do conteúdo site.
Menina com cadernos na mão está em destaque na foto sorrindo

CIEE reúne especialistas para debater empregabilidade dos jovens

23 de novembro de 2020
Entidade lançou recentemente o programa Jovem Talento, que prevê capacitação para estagiários do Ensino Médio

As sucessivas crises econômicas e a pandemia, causada pela Covid-19, agravaram um problema já conhecido pelos jovens: a falta de oportunidade no mundo do trabalho. O programa Jovem Talento CIEE, criado durante o período de isolamento, visa aumentar a oferta de vagas de estágio para estudantes do Ensino Médio, com o diferencial da capacitação online.

Com o objetivo de debater esse cenário, o CIEE promoveu, na última quarta-feira, 18, o webinário “Formando Jovens Talentos, Construindo Futuros!”. O evento online contou com a participação de Danilo Magri, empresário e fundador do grupo Jovens Empresários e Empreendedores em São José dos Campos, Dra. Milene Habice, promotora de Justiça da Infância e Juventude-MP/SP em Piracicaba, Anderson Campos, conselheiro Tutelar em Sorocaba e foi mediado por Guilherme Rosa, supervisor da Unidade do CIEE em São José dos Campos.

Responsabilidade Social

De acordo com Milene Habice, o projeto é muito bem-vindo, pois o governo pensa nas pontas, ou seja, infância e terceira idade, e, não cria projetos voltado para os jovens. A promotora ainda ressaltou que a sociedade não pode se omitir neste momento. “Os mais vulneráveis são os que têm menos portas abertas, e depois a sociedade reclama da violência – mas o que foi feito por eles? Como ela atuou para amenizar essas mazelas?”, questionou.

A projeção é que esse cenário se agrave cada vez mais. Para Anderson Campos, o jovem em situação de vulnerabilidade encontra um mundo do trabalho totalmente fechado, o que colabora para o aumento de situações irregulares. “Como esse jovem vai acreditar em um futuro próspero quando ele se vê bloqueado pelo Estado/Sociedade? [Ele] Não consegue nem ao menos o seu primeiro emprego. Ele está perdendo a fé que as coisas vão melhorar”, conta.

Com olhar mais voltado para o mercado empresarial, Danilo Magri destacou que busca jovens dispostos a aprender, e isso tem sido um diferencial para as empresas. “O meu conselho para os jovens é: tenha vontade. Faça o que precisa ser feito, bem feito, e pegue uma hora do seu dia para ajudar seu colega, ou outras áreas.”

Você pode conferir o webinário na íntegra no Canal do CIEE no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=j_gJUpeHblk&t=8s