“Saúde não é ausência de doença. Saúde é um estado de bem-estar multidimensional, em equilíbrio e dinâmico”, explicou logo de cara Luiz Edmundo Rosa, diretor da ABRH-Brasil e um dos coordenadores do Fórum Nacional de Saúde Corporativa, o convidado da vez para o Ciclo CIEE de Palestras sobre RH.
Em um encontro no Auditório Olavo Setúbal, em São Paulo, Rosa explicou de maneira leve e descontraída a importância de se investir em qualidade de vida nas empresas, de forma a ser trabalhada não a doença, mas sim a prevenção. Segundo o especialista, o modo como o colaborador preenche seu tempo, dentro e fora do trabalho, diz muito sobre sua saúde. “O líder, o gestor, deve cuidar da alma do negócio, que são as pessoas. Se há cuidado com as pessoas, consequentemente cuida-se bem do negócio”, afirmou.
Rosa destacou a importância de seu cuidar do presente para preparar o futuro. Falou da importância de uma alimentação adequada e balanceada, da responsabilidade individual na escolha e prática de hábitos, a qualidade das relações pessoais e até mesmo diminuir o ritmo e agitação próximo a hora de dormir. “Não podemos agitar a mente. Uma música clássica, meditação, ajudam a dormir melhor e produzir o hormônio do crescimento, aquele que repara enquanto descansamos”, disse.
O palestrante também pontuou a necessidade de um processo educativo com os colaboradores, sem paternalismos. Em um exemplo bem-humorado, o especialista exibiu no telão fotos de um coffee break rotineiro em empresas. Na mesa, constavam quitutes como biscoitos amanteigados, refrigerantes e, entre as opções, apenas uma fruta e a água eram saudáveis. “Nem preciso dizer que praticamente ninguém escolheu o mamão, certo?”, brincou, mas com tom de seriedade.
Ao final, Rosa abriu a palestra para dúvidas dos presentes e recebeu uma condecoração do CIEE em agradecimento a participação.