Inicio do conteúdo site.
arte com fundo salmão e mulher negra com black power de perfil

4 Personalidades femininas importantes para a história

13 de setembro de 2022
Conheça alguns ícones femininos que fizeram diferença na luta feminista

Ter cartão de crédito, fazer parte do júri, votar e jogar futebol são algumas das coisas que as mulheres eram proibidas. A luta feminina por igualdade de gênero, apesar de ter proporcionado inúmeras mudanças, ainda tem um caminho longo para percorrer a favor de uma sociedade igualitária.

Quantas mulheres importantes que marcaram a história você conhece? Confira a lista que preparamos para você!

Valentina Tereshkova

A russa Valentina Tereshkova é Paraquedista, Engenheira, Pilota, Cosmonauta e Política. Além de ser a primeira mulher a ir ao espaço, também é a única que realizou um voo solo. E ainda, recebeu as duas principais condecorações da Rússia: a Ordem de Lenin e Herói da União Soviética.

Dandara

Dandara, também conhecida como Guerreira do Quilombo dos Palmares, foi uma mulher negra do período colonial brasileiro. Tornou-se um nome extremamente relevante na defesa dos escravos e na construção do Quilombo dos Palmares (abrigo dos escravos que fugiam). Foi também a companheira de Zumbi dos Palmares e teria lutado contra os ataques feitos ao Quilombo tornando-se assim um ícone feminino importante.

Joana d’Arc

Uma camponesa, francesa e de origem simples que tornou-se chefe de um exército durante a Guerra dos 100 anos. Foi acusada de heresia, feitiçaria e foi queimada em praça pública aos 19 anos. No século XX foi canonizada pela Igreja Católica, sendo hoje considerada como Santa Padroeira da França e um dos grandes nomes do país.

Maria da Penha

Vítima de graves agressões físicas e psicológicas cometidas pelo marido, em 1983, Maria da Penha sofreu a pior das agressões quando foi atingida por um tiro nas costas enquanto dormia, o que a fez ficar paraplégica. Após o ocorrido, retornou para a casa onde foi mantida em cárcere privado durante 15 dias. Quando finalmente saiu de casa, a ativista brasileira iniciou sua luta por justiça  em nome das mulheres vítimas de agressões físicas. Por conta da repercussão de sua história, a Lei Maria da Penha, que protege as mulheres contra a violência doméstica e familiar, foi sancionada em 2006.

Gostou do conteúdo? Leia também: 

Filmes, séries e livros com protagonistas mulheres

Palavras que ofendem: termos machistas para pararmos de usar já!