Inicio do conteúdo site.
Aprendiz do Agronegócio: mil jovens já em atuação no campo

Webinar debate o papel da mulher no agronegócio

23 de junho de 2021
Evento reuniu especialistas, que compartilharam suas experiências na área

O campo é uma das áreas mais importantes da economia brasileira.  O CIEE, que tem um programa de aprendizagem específico para o agronegócio,  realizou no dia 22/06 o webinar “Empoderamento Feminino no Agronegócio”, que visou debater o papel das mulheres nesse setor da economia.

O evento contou com a presença de Bruno Blecher, jornalista especializado em Agronegócio e Meio Ambiente; Adriana Maria Quagliato Vessoni, diretora Financeira da Usina São Luiz; Luisa Prudente, analista de Diversidade e Inclusão na Tereos; e Téo Gebrim de Oliveira, gestor de Aquisição de Talentos na Tereos. A mediação foi feita por Mateus Rubiano, supervisor de Agronegócio do CIEE.

“Acompanho o setor há décadas e, cada vez mais, o número de líderes femininas vem crescendo. Se antes era muito difícil encontrar mulheres em cargos de liderança, em 2017 já eram quase um milhão de mulheres dirigindo propriedades agrícolas no Brasil. Ainda sim, há muito espaço para crescimento”, comentou Bruno Blecher.

Luisa Prudente contou como a adoção de políticas de inclusão ajudaram sua empresa a colher muitos frutos. “Começamos com a criação de um grupo de afinidade, composto por mulheres e homens, onde são discutidas ações para promover a maior inclusão feminina para serem implementadas dentro da empresa e junto à liderança. Hoje temos turmas exclusivas de mulheres de aprendizes, adaptações na infraestrutura para amamentação, investimento em capacitação técnica para mulheres, entre outras iniciativas”, explicou.

Assim como mencionou Luisa, a criação de grupos de afinidade  – que são grupos que se reúnem para compartilhar informações, conhecimentos e definir ações sobre diversidade dentro da empresa –  também foi destacada por Téo Oliveira. “Esses grupos são parte dessa revolução. São importantes para tirar as empresas da inércia. Como não vai acontecer iniciativas do poder público, as empresas têm o papel importante nesses núcleos”, 

Já Adriana Maria Quagliato Vessoni falou sobre sua experiência no setor e alertou que o crescimento no setor é consequência de muito trabalho. “É preciso buscar o seu espaço, mostrar sua competência. Nenhuma oportunidade vai cair do céu. Hoje temos ”, alertou. 

Quer saber como foi o evento na íntegra? Acompanhe abaixo. 

Webinar CIEE "Empoderamento Feminino no Agronegócio”