Inicio do conteúdo site.
Homem ensina dois jovens sobre peça de carne em açougue

Jovens encontram oportunidades na indústria da carne

17 de junho de 2020
Webinar “Muito mais que Churrasco! Oportunidades e Carreiras para os Jovens” mostrou como se destacar em uma área que cresce mesmo em momentos de crise

Você já parou para pensar quantos empregos estão por trás de um bom churrasco? Mas afinal, como é a carreira dos profissionais da indústria da carne? Esses foram um dos temas abordados no webinar CIEE “Muito mais que Churrasco! Oportunidades e Carreiras para os Jovens”, realizado na última terça-feira. 

O evento contou com a presença de Luiz Gustavo Coppola, superintendente de Atendimento do CIEE, István Wessel, empresário do ramo de carnes e articulista da Band News, Paula Martino, zootecnista e fundadora do Carne com Ciência, e Ricardo Toló, diretor de Rh da JBS, que mostraram que o jovem pode encontrar no agronegócio, mais especificamente na indústria da carne, uma boa opção de carreira. 

Oportunidade e engajamento

Para Ricardo Toló, uma das principais maneiras do jovem conseguir entrar no ramo é através do programa de Aprendizagem, no arco de Indústria da Carne. “Eles recebem um treinamento teórico e prático, e isso deixa o profissional preparado para atuar no dia a dia da empresa. Depois de um tempo, o jovem percebe que já percorreu um bom caminho e que está em contato com pessoas bem sucedidas na área da carne”, comentou. 

Para ele, assim como em qualquer outra área de atuação, é preciso seriedade e empenho. “O jovem precisa buscar sempre conhecimento e desenvolvimento. É uma área muito séria, que afeta diretamente ao dia a dia do cliente”, completou.

Ter as cartas na manga

A questão do conhecimento técnico também foi abordada por Paula Martino, que explicou por meio de uma analogia com um jogo de baralho a importância de se estar preparado. “É importante ter as cartas certas para vencer na hora em que a oportunidade aparecer. No ambiente profissional, é a mesma coisa. Essas cartas são nosso conhecimento e aprendizado. Quando a oportunidade aparece, eles são muito importantes para crescer profissionalmente”, explicou. 

A zootecnista ressaltou que o conhecimento técnico não é nada sem uma postura profissional adequada e que o jovem não pode tentar buscar atalhos para o seu desenvolvimento.

Oportunidades em suas cidades

Já Luiz Gustavo Coppola contou que a ideia de criar o arco do agronegócio para o programa Aprendiz Legal surgiu em 2019. “No ano passado, entendemos que estava faltando a nossa atuação em um segmento muito importante e que mais cresce no Brasil, o agronegócio. No programa, trabalhamos não só a parte técnica, mas também o comportamental”, contou. 

Para ele, muitas empresas perdem a oportunidade de usar o programa de aprendizagem como formação de jovens talentos. “Muitas empresas ainda não aproveitam o direito que tem de contratar aprendizes. São aproximadamente 600 mil jovens que estão fora do mercado esperando uma oportunidade. O jovem que recebe uma oportunidade se identifica com a instituição e percebe rapidamente que a sua carreira depende muito de seu empenho e de sua dedicação”, comentou.

Profissional cada vez mais valorizado

Para István Wessel, este talvez seja o melhor momento para o jovem se capacitar e seguir a carreira nesta área. “Hoje, uma pessoa que sabe manusear carnes é muito valorizada no mercado e terá grande variedade de oportunidades na indústria, principalmente se aprender esse trabalho ainda jovem”, explicou. 

Quer conferir o webinar na íntegra? Acesse o nosso canal oficial no YouTube conheça mais sobre o tema! Clique aqui!