Inclui CIEE participa da Caravana de Serviços Municipais em São Miguel Paulista

12 de fevereiro de 2019
Pessoas com deficiência poderão fazer cadastro para serem encaminhadas para vagas de estágio a aprendizagem

O CIEE participa da Caravana de Serviços Municipais promovida pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Subprefeituras (SMPR) e com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) oferecendo cadastro para estudantes com deficiência, bem como encaminhamento para processos e vagas em aberto. A primeira Subprefeitura a receber a equipe de atendimento será a de São Miguel Paulista, na Zona Leste, nos dias 13 e 14 de fevereiro, das 10h às 16h, no espaço do Descomplica SP.

“Aproximar o mundo do trabalho com a Pessoa com Deficiência é fundamental para promover a diversidade”, explica Lilene Ruy, supervisora de Inclusão Social do CIEE. Para esta ação, será disponibilizado o carro do INCLUI CIEE, adaptado com a marca do Programa.

Feito o cadastro, a pessoa com deficiência poderá ser encaminhada para vagas dos Programas de Estágio e Aprendizagem. O candidato a Estagiário deve ter a partir 16 anos ou mais, cursando ensino médio, técnico ou superior. Para aqueles que pretendem concorrer a oportunidades como Jovem Aprendiz deverão ter a partir de 14 anos, sem idade limite, regularmente matriculadas e frequentando as aulas nas modalidades nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio, ensino médio técnico ou formado no ensino médio.É importante destacar que em qualquer uma dessas modalidades de trabalho a pessoa não perde o benefício (Benefício de Prestação Continuada – BPC), caso o receba.

Outros serviços e informações também serão oferecidos na ocasião: BPC via Cadastro Único, Tarifa Social, Vagas de Emprego, Bilhete Único Especial, Cartão DEFIS, certificado de isenção militar, Atende+.

Atendimento inclusivo

Para facilitar o atendimento ao público surdo e com deficiência auditiva, cada Subprefeitura receberá posto de atendimento da Central de Intermediação em Libras (CIL), que é administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Trata-se de um serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos em tempo real. O Descomplica São Miguel já possui esse serviço.

Os funcionários de cada Subprefeitura também receberão treinamentos e orientações para atender as pessoas com deficiência. Haverá um canal de comunicação da Subprefeitura direto com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) para esclarecer eventuais dúvidas.

“Sabemos das dificuldades enfrentadas pela população com deficiência. Recebemos em nossa Secretaria muitas demandas e, atualmente, a maioria dos serviços já são oferecidos nas Subprefeituras. A ideia da caravana é justamente orientar e facilitar a vida das pessoas, sem que elas tenham que se deslocar até o centro da cidade. Além disso, queremos também orientar os funcionários, para que saibam como atender as pessoas com deficiência”, declara Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

Serviço:

Cadastro Inclui CIEE na Caravana da Serviços para Pessoas com Deficiência

Data: 13 e 14/02
Horário: 10h às 16h
Local: Descomplica SP – Subprefeitura de São Miguel Paulista
Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76
Informações: (11)3913-4070/4038.