Inicio do conteúdo site.
Jovens do Espaço de Cidadania de Araras realizaram atividades de planejamento doméstico
Jovens do Espaço de Cidadania de Araras realizaram atividades de planejamento doméstico / Divulgação CIEE

Espaço de Cidadania de Araras realiza ações sobre planejamento financeiro

17 de maio de 2019
Por meio de rodas de bate-papo e exercícios de simulação, jovens puderam pensar no planejamento de seu futuro

Durante a última semana de abril, os jovens frequentadores do Espaço de Cidadania Araras participaram de atividades e ações voltadas para planejamento familiar e economia doméstica. As atividades começaram com uma roda de conversas sobre planos futuros, onde os jovens puderam refletir sobre suas próprias expectativas em relação a morar sozinhos, formação de uma família e as consequências de gravidez precoce.

“Essas atividades são construídas de acordo com as ansiedades dos jovens. Muitos deles desejam morar sozinhos, alguns querem já ter filhos,por exemplo. Então fizemos simulações de economia doméstica para que eles consigam pensar hoje em como querem que seja sua vida no futuro, quais as responsabilidades e contas que terão que assumir”, explica Luana Bottini, gerente de Projetos Sociais do CIEE.

Quanto custa cuidar de uma casa?

Utilizando o laboratório de informática e explorando o comércio do território no entorno, os jovens realizaram uma pesquisa sobre qual seria o custo real da manutenção de uma casa e de uma família. O preço de itens como alimentos, roupas, berços e material escolar também foram levantados.

Cuidado e responsabilidade

Depois da exibição de um filme para aprofundar ainda mais a reflexão, os jovens receberam ovos crus para cuidarem durante a semana como se fossem seus filhos, inclusive registrando através de fotografias os momentos mais importantes. Assim, os jovens puderam se colocar no lugar de seus pais e responsáveis e perceberam a dificuldade em administrar tempo e a vida financeira.

“A atividade também ajudou muitos jovens a enxergar de outra maneira o esforço que os responsáveis fazem no dia a dia para sustentar a casa”, concluiu Luana.