Inicio do conteúdo site.

Encontro de educadores mostra panorama sobre Internacionalização do Ensino

10 de setembro de 2018

No dia 29/08/2018, o Teatro CIEE recebeu Silvana Rizzioli, diretora da AICE – Associação Internacional de Competências Empresariais e Presidente da União Brasileira para a Qualidade, para uma palestra à respeito da Internacionalização do Ensino e Indústria 4.0.

O superintendente Geral do CIEE, Humberto Casagrande, fez a abertura do evento, destacando o compromisso da instituição com a tríade formada por estudantes, empresários e educadores. “A aproximação da academia com o mundo empresarial é benéfica para os três públicos”, afirmou.


Em sua fala, Silvana Rizzioli, que foi a idealizadora e fundadora da  
Fundação Torino, escola internacional do Grupo Fiat, buscou apresentar um panorama do processo de internacionalização do ensino como uma solução para a busca da qualidade da excelência.

Rizzioli mostrou que, além da pesquisa, esse processo tem como ponto principal o ensino e amplia sua esfera de influência à instituições educacionais de uma forma geral. “É nesse cenário que a internacionalização da educação define-se como conceito-chave para o desenvolvimento mundial sustentável e para uma cidadania socialmente responsável. Trata-se de evoluir, de estudar sempre e buscar um aprendizado constante”, resumiu.

A plateia, formada por educadores, estudantes e profissionais ligados ao tema, bem como aqueles que acompanharam a transmissão ao vivo pelo canal do CIEE no Youtube fizeram perguntas ao final da fala, enriquecendo o debate.

“Para o futuro do CIEE, podemos pensar em um programa que possibilite essa internacionalização, seja com cursos de idiomas para os jovens, ou mesmo com convênios e parcerias que possibilitem estudos e até mesmo estágio em outros países”, comentou Humberto Casagrande, ao final do evento.

Confira algumas dicas da palestrante para os estudantes que desejam se inserir em um contexto de estudo e trabalho internacionais:

Dicas para estudantes:

Palestra na íntegra: