Inicio do conteúdo site.
Vista de cima de um homem de azul e uma mulher de laranja praticando corrida lado a lado
Curso de educação física cresceu 310% / Divulgação

Confira os cursos com maior crescimento no número de estagiários

10 de setembro de 2019
Mudanças no mundo do trabalho e na sociedade impulsionam novas áreas de atuação

Assim como no restante do mundo do trabalho, a procura por estagiários de determinadas áreas se transforma com mudanças de hábitos da sociedade. Segundo um levantamento feito pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, que comparou janeiro a julho de 2014 a 2018, os cursos cujo número de estagiários mais cresceu nestes quatro anos foram Educação Física (310%), Pedagogia com Ensino à Distância (154%) e Pesquisa Agropecuária (138%).

“A preocupação da população com a saúde fez o número de academias crescer, o que demandou maior procura de estagiários nesta área. A expansão de cursos a distância refletiu diretamente no aumento no número de alunos desta modalidade. Na área de agropecuária, o crescente volume de negócios impactou a economia brasileira nos últimos anos e cresceu a demanda por estagiários qualificados”, comenta Marcelo Gallo, superintendente Nacional de Operações do CIEE.

Em seguida, o tradicional curso de Administração (51%) também teve um crescimento significativo, seguido por áreas relacionadas à informática, como Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (35%) e Ciências da Computação (17%).

“O crescimento contínuo da informatização na sociedade, através de smartphones, aplicativos, inteligência artificial e as transformações da indústria 4.0 fazem com que estudantes dessa área sejam bastante procurados”, comenta Gallo.

Outro curso que ganhou destaque foi o de Registro de Dados sobre o Meio Ambiente (23%). De acordo com o superintendente, a maior preocupação da sociedade com as questões ambientais, envolvendo também a responsabilidade social das empresas, são cada vez mais importantes.

Confira abaixo os cursos que mais cresceram desde 2014:

Educação Física 310%

Pedagogia EAD 154%

Pesquisa Agropecuária 138%

Administração 51%

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 35%

Registro Dados e Meio Ambiente 23%

Ciência da Computação 17%

Pedagogia 14%

Engenharia de Produção 8%