Inicio do conteúdo site.
Grupo de assistentes sociais posa para foto em auditório
No encontro foram trabalhados quais serão os novos procedimentos e fluxo de atendimento para 2020 / Divulgação CIEE

CIEE realiza encontro de assistentes sociais em São Paulo

11 de dezembro de 2019
Profissionais da instituição se reuniram para trocar experiências e acompanhar palestras sobre assistência social

Pelo segundo ano consecutivo, foi realizado em São Paulo o encontro de assistentes sociais do CIEE. Durante uma semana, foram realizadas oficinas, trocas literárias, e um compartilhamento de experiências entre os 33 funcionários presentes.

“Nossa responsabilidade é conseguir que o jovem tenha a oportunidade de ser encaminhado para uma vaga e tenha o acompanhamento social adequado, juntamente com sua família. O atendimento que fazemos é integrado com o restante das áreas e importante para muitos jovens atendidos pelo CIEE”, explicou Maria Nilce Mota, superintendente de Ação Social e Filantropia do CIEE.

No encontro também foram trabalhados quais serão os novos procedimentos e fluxo de atendimento para 2020, um processo importante que ajudará a elevar ainda mais o número de encaminhamentos. De janeiro a outubro deste ano, foram realizados 7.090 atendimentos sociais, 1.949 atividades em grupo, 3.199 encaminhamentos, em um total de 79.908 participantes.

Para Rayssa Marjory de Rocha Ramos, assistente social do CIEE de Brasília, os encontros têm potencializado o resultados das ações colocadas em prática durante o ano. “A troca de experiências é muito importante para que possamos articular nossas ações em âmbito nacional. Momentos como esse facilitam nossa prática profissional e ajudam no entendimento dos colaboradores do CIEE sobre o serviço social”, comentou.

Já Marcela do Carmo Franco, do CIEE de Campinas, pontuou que compartilhar experiências fortalece todas as ações praticadas durante o ano. “É bom entender que o serviço social praticado em São Paulo é o mesmo que em Manaus, Brasília e em todos os outros lugares do Brasil”.

Importância do serviço social para o Jovem Aprendiz

Parte do trabalho realizado pela equipe de assistentes sociais do CIEE é realizado com os jovens aprendizes e suas famílias “A gente busca deixar claro que o envolvimento dos familiares em um atendimento faz parte do processo de desenvolvimento do jovem. A gente não consegue atingir o nosso objetivo sem envolver a família. Por isso, todos são envolvidos desde o começo do contato, com atividades, conversas e demandas que são identificadas durante atendimentos”, comentou Vanessa oliveira Silva, que atende aos municípios de Barueri e Osasco.