Inicio do conteúdo site.
Participantes das Oficinas de Cri@tividades comemora fechamento de ciclo de encontros / Dener Alcardi/ Divulgação CIEE

CIEE organiza festa para conclusão das Oficinas de Cri@tividades

5 de julho de 2019
Jovens participantes fizeram apresentações de dança e música, com direito a show de encerramento do rapper Dexter no Teatro CIEE

Música, dança e uma rica troca de experiências. No dia 1 de julho, os participantes das Oficinas de Cri@tividades da grande São Paulo se reuniram no Teatro CIEE para uma festa de conclusão dos encontros que aconteceram no primeiro semestre de 2019. Durante o evento, os jovens fizeram apresentações de dança, contaram um pouco de suas experiências nas oficinas e também puderam curtir um show do rapper Dexter.

“Muitos dos jovens que participam das Oficinas de Cri@tividades não têm perspectivas nos primeiros encontros. Trabalhamos para que cada um deles saiba que faz parte da sociedade, tem um espaço a ocupar e pode explorar todo o seu potencial”, explicou Maria Nilce Mota, superintendente de Ação Social e Filantropia do CIEE.

Cada um dos participantes recebeu um certificado de conclusão dos 10 encontros com a temática “Mundo do Trabalho”, que trataram assuntos como Identidade, Conceito de Trabalho, Etapas do Processo Seletivo, Postura Profissional, Imagem Pessoal x Imagem Profissional, Habilidades Interpessoais e Planejamento.

Somente na grande São Paulo, 819 jovens participaram das Oficinas de Cri@tividades no primeiro semestre de 2019. De janeiro a maio deste ano, um total de 5.709 jovens foram atendidos em 93 municípios espalhados por todo o Brasil. Desde o início das Oficinas, em julho de 2017, 18.826 pessoas já foram atendidas. 

Parceiros pelas Oficinas de Cri@tividades

Também participaram da festa organizações da sociedade civil e serviços públicos que foram parceiros das turmas de Oficinas de Cri@tividades, como  Fundação CASA – Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, Associação Jovens do Futuro (CCA São Norberto), Associação Cultural Nossa Senhora das Graças (CEDESP Vila Curuçá), Centro Social Padre Cícero Romão (CEDESP Vila Pedreira), Centro de Juventude Afago, Centro Comunitário Castelinho, Casa de Artes ProBrasil (SASF ProBrasil), Supervisão de Assistência Social de Parelheiros (CRAS Marsilac), Associação de Voluntários Integrados no Brasil – AVIB (SASF Lajeado), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri, Projeto Inclusão Sem Limites (Parceria entre o INCLUI CIEE, ITS e MPT), Programa Einstein na Comunidade Paraisópolis, Cruz de Malta, Despertar para a Vida, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo – SMADS SP e Instituto Reciclar.

“Os desafios que são colocados no caminho jogam os jovens da periferia cada vez mais para longe de seus sonhos. Hoje vemos diariamente eles se perdendo no mundo das drogas. Com este trabalho, podemos fazer uma grande diferença na vida de quem está começando a definir o seu futuro. O resultado é que temos cada vez mais jovens que podem aprender a voar”, comenta Leonel Prado, participante das Oficinas no Projeto Inclusão Sem Limites.

Compartilhando experiências

Durante a festa de conclusão, muitos jovens puderam compartilhar suas experiências nas Oficinas de Cri@tividades. Foi o caso de Luana Santos Nunes, que participou dos encontros em 2018 e contou como as atividades mudaram sua vida.  

“Muitas pessoas falaram que eu seria mais uma jovem que ficaria grávida, abandonaria a escola e, depois de um tempo, me envolveria com drogas. Os jovens como nós sempre vão enfrentar essas barreiras. Eu descobri meu potencial e queria convidar todos a fazerem o mesmo. Não deixem outras pessoas fazerem vocês desistirem de seus sonhos”, comenta Luana, que hoje conseguiu seu espaço no mundo do trabalho através do programa Jovem Aprendiz.

Show do rapper Dexter

Para encerrar com chave de ouro a festa, os jovens puderam curtir um show exclusivo do rapper Dexter que, entre outros assuntos, abordou os desafios que os jovens enfrentarão e como é importante eles aproveitarem cada oportunidade para alcançar os seus sonhos.

Confira mais sobre as ações sociais do CIEE e os Espaços de Cidadania pelo link aqui: https://portal.ciee.org.br/institucional/servicos/acoes-sociais/espaco-de-cidadania/