Inicio do conteúdo site.
sala de capacitação com aprendizes utilizando computadores e quatro profissionais do CIEE e ACREFI em pé lado a lado
Polo de Aprendizagem do CIEE na Vila Mariana recebeu primeiros encontros do curso / Dener Alcardi / CIEE

CIEE e ACREFI iniciam Curso de Certificação de Correspondente Bancário

17 de setembro de 2019
Parceria beneficiará 280 jovens, que participarão de curso gratuito sobre financiamento e economia

No último sábado (14/9), teve início o Curso de Certificação de Correspondente Bancário, uma parceria entre o CIEE e a Associação Nacional de Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI). Durante cinco encontros, 280 jovens cadastrados no CIEE participarão de aulas sobre Ética de Conduta e Boas Práticas; Sistema Financeiro Nacional e Marcado Financeiro; Código de Defesa do Consumidor; Matemática Financeira; Crédito e Produto; Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ministradas por profissionais da ACREFI no Polo de Aprendizagem do CIEE da Vila Mariana.

No final do curso, caso sejam aprovados, os jovens receberão o Certificado de Correspondente Bancário, se tornando profissionais habilitados a oferecer financiamento para clientes no varejo, bancos e diversas outras opções.

“Com essa iniciativa, visamos aumentar a empregabilidade dos jovens e abrir portas para eles no mundo do trabalho. A área de atuação de correspondente bancário é muito ampla e esses jovens terão esse grande diferencial”, comenta Marcelo Gallo, superintendente de Operações do CIEE.

Para Luiz Gustavo, superintendente de Atendimento do CIEE, ao concluir o curso de Correspondente Bancário, o jovem preencherá os principais requisitos procurados por empresas. “As áreas de recursos humanos procuram candidatos que tenham conhecimento, habilidade e atitude. Ter a iniciativa de estudar aos sábados para ganhar uma instrução tão importante e específica causa uma ótima primeira impressão”, explica.

Além de usar o conhecimento adquirido durante o curso na área profissional, muitos aprendizes também planejam usar os conceitos de economia em suas casas. “Esse curso com certeza vai abrir muitas portas para mim. Pretendo ter um planejamento financeiro para os próximos anos, para conseguir realizar meus sonhos e ajudar minha família”, explica Camile Emily Silva Cabral, estudante matriculada no curso.

Hilgo Gonçalves, presidente da ACREFI, lembra que a proposta é incentivar  a inserção do jovem no mercado de trabalho e, além disso, que a iniciativa está alinhada com pilares da Associação, que incluem educação financeira e compartilhamento de conhecimento: “ o nosso propósito é qualificar  ainda mais estes jovens na busca do seu primeiro emprego. Uma vez certificados, eles terão uma vantagem competitiva para atuar principalmente em empresas correspondentes bancários no país”.

Para Cléber Martins, consultor de operações da ACREFI e um dos voluntários da instituição para ministrar o curso, essa é uma grande oportunidade para mostrar aos jovens uma nova perspectiva profissional. “É uma forma de nós, profissionais do mercado financeiro, devolvermos um pouco do que recebemos e aprendemos. Vamos ensinar noções básicas de juros, o código de defesa do consumidor, atendimento e vendas. São diferenciais que vão ajudá-los e entrar no mundo do trabalho”, afirma.